Descrição de chapéu Governo Biden

Biden ataca leis para restringir acesso ao voto em discurso duro no berço da democracia dos EUA

Presidente americano afirma que há 'atentado em curso' e compara momento à Guerra Civil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em discurso duro na Filadélfia, berço da democracia americana, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou as propostas de restrição do acesso ao voto de ameaça ao país e pediu aos americanos que se unam para proteger o sistema eleitoral.

"Há um atentado em curso nos Estados Unidos hoje, uma tentativa de suprimir e subverter o direito ao voto e a eleições livres e justas. Um atentado à democracia, um atentado à liberdade, um atentado a quem nós somos", disse ele, nesta terça (13), a uma plateia de ativistas, conselheiros e autoridades locais.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante discurso na Filadélfia contra a restrição do acesso ao voto
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, durante discurso na Filadélfia contra a restrição do acesso ao voto - Drew Angerer/AFP

Foi na Filadélfia, que fica entre Washington e Nova York, que os líderes da Revolução Americana se reuniram no século 18, declararam independência do Reino Unido e escreveram a Constituição do país, no Independence Hall, a poucos metros do National Constitution Center, onde Biden discursou nesta terça.

A fala foi uma reação a leis em discussão em estados comandados por governadores republicanos. Desde a derrota de Donald Trump, em novembro, legisladores do partido protocolaram centenas de projetos de lei para fazer do ato de votar mais difícil para pessoas negras e vulneráveis, numa investida considerada a mais perigosa desde as leis Jim Crow, que legalizaram a segregação racial no final do século 19.

De acordo com levantamento do Brennan Center for Justice, da Universidade de Nova York, pelo menos 17 estados aprovaram neste ano propostas que restringem o acesso ao voto. Nos EUA, os estados podem definir como serão suas eleições, inclusive as nacionais, para deputados, senadores e presidente.

Um exemplo vem da Geórgia, que aprovou a exigência de mais documentos para votar, a diminuição dos locais de votação e a proibição da distribuição de água e comida nas filas. Já no Texas, o legislativo proibiu que cédulas eleitorais para votação antecipada ou por correio sejam distribuídas sem que tenham sido solicitadas. O estado virou um exemplo simbólico, porque os democratas viajaram para impedir que os republicanos tivessem quórum para aprovar a lei. Eles foram a Washington, junto com parlamentares estaduais de todo o país, pedir que o Congresso aprove uma lei nacional regulando o sistema eleitoral.

Em junho, republicanos no Senado Federal conseguiram barrar um projeto nesse sentido. Entre os itens propostos na legislação estavam a determinação de 15 dias de votação antecipada e a anulação dos rígidos requisitos de identificação do eleitor nos estados, permitindo àqueles que votaram nas eleições federais que apresentassem uma declaração juramentada em vez do documento de identificação.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Os legisladores do partido do ex-presidente Trump defendem que as regras sejam endurecidas para evitar o que acusam serem fraudes, ainda que as denúncias não tenham se mostrado verdadeiras. Nesta terça, Biden reagiu aos esforços de invalidar o pleito do ano passado e afirmou que "nenhuma eleição passou por tanto escrutínio" quanto a vencida por ele. "Uma grande mentira é só isso: uma grande mentira."

Ele se referiu à invasão do Capitólio, sede do Legislativo federal, por manifestantes que não aceitaram o resultado eleitoral, e disse que o país passa pelo teste mais significativo da democracia desde a Guerra Civil, no século 19. "Não é uma hipérbole, desde a Guerra Civil. Confederados, naquela época, nunca tentaram invadir o Capitólio como rebeldes fizeram em 6 de janeiro. E não digo isso para alarmá-los. Digo isso porque vocês deveriam estar alarmados."

Em 6 de janeiro, cinco pessoas morreram e dezenas de agentes ficaram feridos depois de apoiadores de Trump entrarem à força na sede do Congresso para tentar impedir a sessão que promulgaria Biden como vencedor da eleição presidencial. A sessão foi paralisada, mas retomada e concluída no mesmo dia.

A invasão aconteceu poucos depois de o próprio Trump, durante comício em Washington, insuflar ativistas a se dirigirem à sede do Legislativo. Ao recordar o evento, Biden afirmou que o mesmo pode acontecer nas eleições do ano que vem. "Vamos enfrentar outro teste em 2022: uma onda de supressão de votos sem precedentes e uma subversão eleitoral constante. Vamos envolver todos os nossos esforços para educar os eleitores sobre a mudança das leis, vamos registrá-los e então vamos votar."

Biden chegou a comparar esse momento aos ataques do grupo extremista branco Ku Klux Klan e à negativa do voto feminino ao dizer que "negar eleições livres e justas é a coisa mais não americana que se pode pensar, mais antidemocrática, mais antipatriótica e, infelizmente, tem precedentes."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.