Descrição de chapéu Governo Biden Belarus

Biden recebe na Casa Branca principal opositora da ditadura de Belarus

Svetlana Tikhanovskaia se encontrou com políticos do alto escalão em Washington para denunciar regime de Minsk

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Washington | AFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu na Casa Branca na manhã desta quarta-feira (28) a líder da oposição de Belarus, Svetlana Tikhanovskaia.

Em rede social, o líder americano compartilhou foto do encontro e escreveu que "apoia o povo de Belarus em sua busca por democracia e direitos humanos universais".

Tikhanovskaia e Joe Biden conversam usando máscaras
O presidente dos EUA, Joe Biden, recebe na Casa Branca a líder da oposição de Belarus, Svetlana Tikhanovskaia - Twitter/Reprodução

Tikhanovskaia, 38, está exilada de Belarus desde que concorreu contra o ditador Aleksandr Lukachenko na eleição à Presidência de agosto do ano passado. Lukachenko comanda o país, que é tido como a última ditadura da Europa, desde 1994. Ela acusa o autocrata de fraude e afirma que venceu a disputa.

Depois do pleito do ano passado, centenas de milhares de belarussos foram às ruas em protestos contra o governo, que foram reprimidos com violência. Desde então, ela está exilada na vizinha Lituânia.

Sem experiência anterior, Tikhanovskaia entrou na vida política quando seu marido, o blogueiro e ativista Serguei Tikhanovski foi preso dias depois de anunciar que concorreria à Presidência contra Lukachenko. Desde então, ela assumiu o legado do marido e se tornou uma das vozes mais importantes pela democracia na ex-república soviética.

Em viagem aos Estados Unidos, ela encontrou portas abertas entre políticos de alto escalão para denunciar o regime de Minsk, que tem apoio do presidente da Rússia, Vladimir Putin, outro desafeto dos americanos.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Em Washington, Tikhanovskaia se encontrou ao longo da semana com o secretário de Estado americano, Antony Blinken, o responsável pelas relações exteriores do país, e com Jake Sullivan, assesor de segurança nacional do governo Joe Biden.

Ela pediu que os Estados Unidos aumentem a pressão sobre a ditadura belarussa com sanções contra empresas de mineração, madeira, aço e petróleo do país. "A maioria das empresas internacionais teme as sanções dos Estados Unidos, e até mesmo a ameaça de novas sanções europeias ou americanas pode influenciar o comportamento de Lukachenko", disse Svetlana em debate organizado pela Associação de Correspondentes do Departamento de Estado.

Segundo ela, Lukachenko "está se tornando mais cruel e a violência está aumentando, mas isso só mostra a sua fraqueza".

Tikhanovskaia ainda cobrou ações do governo americano. "Entendemos que apenas os próprios belarussos podem conduzir o país para mudanças democráticas, mas esperamos uma participação ativa, e não simbólica, dos Estados Unidos", disse. "O presidente Biden diz que o mundo está dividido entre a autocracia e a democracia. Portanto, a linha de frente dessa luta está em Belarus agora. Como uma campeã da democracia, a América pode ajudar a mudar as coisas", afirmou.

Após os encontros com os assessores do presidente no início da semana, a Casa Branca declarou que "os Estados Unidos, junto com seus parceiros e aliados, continuarão a responsabilizar o regime de Lukachenko por suas ações, incluindo com imposição de sanções".

O assessor de segurança nacional Jake Sullivan cobrou a libertação de todos os presos políticos em Belarus e "um diálogo político abrangente e genuíno com os líderes da oposição democrática".

Além do próprio marido de Tikhanovskaia, as prisões políticas em Belarus ganharam um capítulo dramático em maio deste ano quando a ditadura interceptou um avião comercial que ia da Grécia à Lituânia e desviou a aeronave ao aeroporto de Minsk sob a justificativa de que havia uma suspeita de explosivo. Ao chegar à capital belarussa, o governo prendeu um blogueiro da oposição, Roman Protassevich, e sua namorada. O episódio foi condenado pela comunidade internacional.

Nesta quarta, Tikhanovskaia também publicou em rede social mensagem agradecendo a recepção na Casa Branca.

"Obrigado, presidente, pelo poderoso sinal de solidariedade a muitos belarussos destemidos, que estão pacificamente lutando por sua liberdade. Hoje, Belarus é uma frente de batalha entre a democracia e o autoritarismo. O mundo nos apoia. Belarus será um exemplo de sucesso", escreveu ela em seu Twitter.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.