Descrição de chapéu Governo Biden

Cotados para embaixador dos EUA no Brasil têm experiência em comércio e ambiente

Escolha ainda pode demorar, mas auxiliares de Biden já discutem nomes; consultora comercial dispara como favorita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington e Brasília

Num momento frágil da relação bilateral, o governo dos EUA quer enviar ao Brasil um embaixador que faça a ponte direta entre Casa Branca e Planalto, sem intermediários, e navegue com facilidade por assuntos que hoje são os principais pilares das tratativas entre os países: comércio e ambiente.

Em Washington, cristalizou-se a ideia de que o novo representante diplomático em Brasília deve ter perfil político, com experiência na América do Sul e respaldo do Partido Democrata. O indicado substituirá Todd Chapman, que anunciou aposentadoria no mês passado e deve deixar a representação nos próximos dias.

Kellie Meiman Hock, sócio-gerente da consultoria McLarty Associates, cotada para assumir a embaixada dos EUA no Brasil
Kellie Meiman Hock, sócio-gerente da consultoria McLarty Associates, cotada para assumir a embaixada dos EUA no Brasil - Bel Pedrosa - 29.abr.11/Fórum Econômico Mundial/Divulgação

Um dos nomes que reúne essas credenciais e tem se destacado nas conversas recentes entre auxiliares do presidente Joe Biden é o de Kellie Meiman Hock, sócia-gerente da consultoria McLarty Associates, uma das mais importantes da capital americana. Economista e especialista em América Latina, Hock é responsável na empresa pelas práticas comerciais de Brasil e Cone Sul há mais de duas décadas.

Antes, de 1997 a 2000, atuou no USTR, representante de comércio dos EUA, e nas negociações dos americanos com Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

O USTR tem status ministerial e coordena a formulação e a negociação da política comercial dos EUA. Como as economias americana e brasileira são competidoras em muitos setores, o órgão acaba concentrando as disputas contenciosos entre os dois países.

Fluente em português, Hock já morou em Porto Alegre, São Paulo e Recife, no início dos anos 1990, quando serviu no Escritório de Serviço Exterior do Departamento de Estado, sob a gestão de Bill Clinton. A relação com o partido de Biden também tem força graças à atuação do marido, Jim Hock, doador de campanha dos democratas e ex-chefe de gabinete do Departamento de Comércio no governo de Barack Obama.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Pessoas com acesso às tratativas para a escolha do novo embaixador no Brasil afirmam que a campanha que elegeu Biden e levou a sigla à maioria no Congresso exigiu esforço hercúleo da base partidária —além de doações— e que a indicação para postos no exterior é uma forma de recompensar esses atores.

Se por um lado tem lastro político para se cacifar como a escolha presidencial, Kellie Meiman Hock reúne características similares às de outras indicações feitas por Biden para cargos-chave: conhecimento da área de atuação e familiaridade com o local da missão.

A economista é descrita por quem trabalhou com ela como apreciadora dos temas brasileiros e uma negociadora de visão liberal no comércio exterior, bastante crítica da guerra tarifária e do protecionismo que marcaram a era Trump. Sob a gestão do republicano, houve tensão entre Brasil e EUA quando o americano sobretaxou produtos como aço e alumínio, por exemplo.

Apesar da tendência por uma escolha política para a embaixada em Brasília, interlocutores disseram à Folha que nomes de diplomatas de carreira não podem ser descartados. Nas fileiras do Departamento de Estado, um dos mais lembrados é James Story, atual embaixador americano na Venezuela —devido ao rompimento dos EUA com o regime de Nicolás Maduro, ele despacha de Bogotá (Colômbia).

Story também tem forte conexão com o Brasil, foi cônsul-geral no Rio e chefe da área político-econômica no escritório americano em São Paulo. Ele aparece na lista por ter histórico voltado para temas ambientais. Já comandou o escritório regional de assuntos ambientais para América do Sul, em Brasília, e trabalhou no departamento de oceanos, ambiente e assuntos científicos do Departamento de Estado.

O avanço do desmatamento na Amazônia e a retórica anti-preservação de Jair Bolsonaro converteram-se no principal foco de atrito entre Brasil e EUA sob Biden. Assim, a eventual escolha de alguém com o perfil de Story seria um forte recado de que Washington pretende redobrar as pressões no flanco ambiental.

O processo de escolha do novo embaixador ainda deve demorar para ser concluído e, por isso, é possível que outros nomes despontem até a indicação final de Biden, mas as atenções seguem voltadas para o perfil e a experiência do novo servidor, que pode delimitar a latitude das relações entre os países.

A Casa Branca já deixou claro que os resultados sobre ambiente vão guiar as negociações com o Brasil e podem desanuviar outras áreas, inclusive o comércio. Nenhum dos lados espera grandes acordos entre os dois países nos próximos meses, mas há desejo das partes de que as conversas continuem.

Entre os brasileiros, é interessante seguir com a relação histórica com a maior potência mundial. Para os americanos, manter o Brasil à mesa de negociações ambientais é peça-chave para a liderança geopolítica de Biden —o país tem 60% da floresta amazônica em seu território. Oficialmente, o Departamento de Estado diz que perguntas sobre a escolha do novo embaixador devem ser feitas à Casa Branca.

Questionado pela Folha, o porta-voz da chancelaria americana, Ned Price, disse que não poderia fornecer nomes de cotados ou um prazo para a escolha do novo embaixador. Ele destacou que o Brasil é um "parceiro importante" e que o novo encarregado da relação bilateral "será alguém que tem a confiança do secretário de Estado, Antony Blinken, e do presidente Biden". Pode parecer óbvio, mas foi por não contar com essa confiança que Chapman deixará o posto. Indicado por Trump para o cargo, o diplomata era alinhado ao republicano e criou laços próximos com o clã Bolsonaro, o que incomodou auxiliares de Biden.

Segundo diplomatas americanos, o atual embaixador não estava em sintonia com o novo governo, e a troca no posto passou a ser analisada em Washington desde o início do ano. Até que o escolhido de Biden seja confirmado, a representação americana em Brasília será comandada pelo diplomata Douglas Koneff.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.