Descrição de chapéu China

Leitura dramática recorda peça que gerou estopim para Revolução Cultural na China; assista

'Hai Rui Demitido do Cargo' foi vista como crítica a políticas de Mao Tse-tung

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Fechando o especial sobre o centenário do Partido Comunista Chinês, a Folha convidou os atores Pascoal da Conceição e Marcelo Drummond para a leitura dramática da cena final da peça "Hai Rui Demitido do Cargo". O vídeo de oito minutos foi gravado no Teatro Oficina, em São Paulo, e pode ser assistido abaixo:

A peça estreou em 1961 na Ópera de Pequim, com boa recepção de público. O líder Mao Tse-tung, que conhecia o autor, Wu Han, historiador e então vice-prefeito da capital, teria visto e elogiado.

O texto retrata um episódio na vida de um personagem histórico da dinastia Ming, do século 16. Alto funcionário, Hai Rui é enviado como governador a uma região ao Sul e passa a punir a aristocracia local por abusar dos camponeses, até ser demitido por ordem da corte.

Quatro anos depois, ela foi alvo de um ataque no jornal Wen Hui Bao, de Xangai, "Uma crítica da nova peça histórica 'Hai Rui Demitido do Cargo'", do escritor e crítico Yao Wen-yuan, já conhecido pela virulência com a geração intelectual anterior.

Os atores Marcelo Drummond, à esq., e Pascoal da Conceição no Teatro Oficina, em São Paulo, durante leitura dramática de cena da peça 'A Demissão de Hai Rui', dirigida por Nelson de Sá
Os atores Marcelo Drummond, à esq., e Pascoal da Conceição no Teatro Oficina, em São Paulo, durante leitura dramática de cena da peça 'A Demissão de Hai Rui', dirigida por Nelson de Sá - Eduardo Knapp/Folhapress

"Wu Han claramente quer que as pessoas 'estudem' seu idealizado Hai Rui", escreveu Yao. "O que nós podemos 'estudar'? As fazendas do nosso país já alcançaram a propriedade coletiva do socialismo. Quem deve então 'devolver as terras'?"

No confronto entre duas alas do PC Chinês, a peça foi denunciada como uma alegoria —e de fato era— do Grande Salto à Frente e da fome que ele provocou, levando à morte de milhões na virada dos anos 1950 para 1960.

China, Terra do Meio

Receba toda sexta-feira um resumo das principais notícias da China no seu email

A crítica, reproduzida pelo Diário do Povo e outros, é considerada o estopim da Revolução Cultural, encabeçada pela chamada Gangue dos Quatro, um deles o próprio Yao. Por uma década, líderes comunistas foram exilados internamente, inclusive o pai de Xi Jinping, hoje secretário-geral do partido.

Wu Han foi preso logo depois e morreu em 1969, na cadeia, sem causa determinada.

Leitura dramática da cena final de 'Hai Rui Demitido do Cargo'

  • Autor Wu Han
  • Elenco Pascoal da Conceição e Marcelo Drummond
  • Direção Nelson de Sá
  • Tradução Julio de Santi
  • Fotografia Vitor Serrano
  • Edição Victor Parolin
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.