Descrição de chapéu América Latina

Maduro diz que negociações com oposição venezuelana começam em agosto no México

Mediado pela Noruega, encontro pode ter presença do governo dos Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caracas | AFP

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou neste sábado (24) que está prevista para agosto a instalação de uma mesa de negociações entre seu regime e a oposição venezuelana liderada por Juan Guaidó.

O encontro vai ocorrer no México, com a mediação da Noruega. Maduro declarou que espera pela participação e ajuda de outros governos incluindo, "possivelmente", o dos Estados Unidos.

homem branco de espesso bigode preto discursa ao microfone e gesticula
O ditador Nicolás Maduro durante discurso em Caracas - Manaure Quintero - 8.dez.20/Reuters

Maduro já havia expressado antes disposição para dialogar com a oposição e seu líder Juan Guaidó, reconhecido como presidente por mais de 50 países, que consideram a reeleição do atual mandatário em 2018 como fraudulenta.

O ditador havia condicionado sua participação em quaisquer negociações à suspensão de sanções econômica, que incluem o embargo ao petróleo da Venezuela e impedem que o país busque financiamento em meio a uma dura crise econômica.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Os EUA e a União Europeia já sinalizaram que podem revisar as medidas coercitivas se avançarem as discussões em prol de eleições confiáveis. Buscando recuperar o reconhecimendo internacional, Maduro se comprometeu a respeiter as eleições de prefeitos e governadores marcadas para 21 de novembro.

Guiadó, por sua vez, também disse que está pronto para dialogar com o regime de Maduro e condicionou sua participação ao estabecimento de um cronograma eleitoral que inclua eleições presidenciais, com suspensão progressiva das sanções.

A última vez que a ditadura venezuela e a oposição tentaram chegar a um acordo foi em Barbados, há dois anos. Mas as negociações não tiveram resultado. Estes novos diálogos são preparados, ainda, após a prisão do ex-deputado Freddy Guevara, muito próximo de Guaidó, acusado de terrorismo e traição à pátria.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.