Vaticano anuncia que Papa Francisco ficará internado por mais dias além do previsto

Pontífice se recupera de cirurgia em Roma e celebra vitórias de Argentina e Itália no futebol

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do Vaticano | AFP

O papa Francisco estendeu o período de internação no hospital de Roma em que se recupera de uma cirurgia no intestino, informou o Vaticano nesta segunda (12). "Para otimizar a terapia médica e de reabilitação, o santo padre ficará hospitalizado por mais alguns dias", disse o porta-voz Matteo Bruni.

Realizada em 4 de julho sob anestesia geral, a cirurgia —uma hemicolectomia esquerda, procedimento em que parte do cólon é removida— durou três horas e foi conduzida por dez profissionais do hospital Gemelli, na capital italiana. No dia 5, foi anunciado que ele ficaria ao menos sete dias internado.

O papa Francisco celebra rito dominical da varanda do décimo andar do hospital em que está internado, em Roma
O papa Francisco celebra rito dominical da varanda do décimo andar do hospital em que está internado, em Roma - Filippo Monteforte - 11.jul.21/AFP

A operação foi feita para tratar uma estenose diverticular, doença em que se formam "bolsas" na camada muscular do cólon, tornando-a mais estreita. Além de causar dor, a condição pode provocar distensão abdominal, inflamações e dificuldades para evacuar. Trata-se de um diagnóstico mais comum em idosos.

Apesar do adiamento da alta, a congregação dos bispos da Escócia disse nesta segunda que o papa deverá participar da COP26, conferência global do clima que será realizada em novembro, em Glasgow, caso a saúde do pontífice permitir. O Vaticano não confirmou a viagem.

O porta-voz do papa afirmou também que Francisco, apaixonado por futebol desde a juventude, "compartilhou a alegria das seleções de Argentina e Itália com as pessoas próximas a ele".

A Argentina derrotou o Brasil e levou a Copa América após 28 anos, no sábado (10), no Rio. Já a Itália conquistou a Eurocopa neste domingo (11), no estádio de Wembley, em Londres, ao vencer a Inglaterra.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Ainda de acordo com o porta-voz, o papa também quis lembrar "o significado do esporte e de seus valores, e a capacidade esportiva de aceitar qualquer resultado, inclusive a derrota".

"Somente assim, perante as dificuldades da vida, podemos nos envolver sempre, lutando sem se entregar, com esperança e confiança", afirmou ele, segundo a nota do Vaticano.

No domingo (11), Francisco, 84, apareceu na varanda do décimo andar do hospital para rezar o Ângelus com a voz um pouco rouca, mas dizendo-se feliz por cumprir o rito.

No mesmo dia, o pontífice visitou pacientes internados em seu andar e celebrou uma missa na capela com a equipe médica e de enfermagem que cuidam dele, relatou Bruni.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.