Descrição de chapéu Coronavírus União Europeia

Protestos contra passe vacinal reúnem mais de 200 mil na França

Governo contabilizou 204.090 manifestantes em todo o país, 14.250 só em Paris

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Paris | Reuters e AFP

Mais de 200 mil franceses saíram às ruas neste sábado (31), nas maiores manifestações até agora contra o certificado de vacinação criado pelo governo do presidente Emmanuel Macron, que libera o retorno de algumas atividades somente para pessoas completamente imunizadas contra a Covid-19.

De acordo com autoridades do ministério do Interior, foram contabilizados 204.090 manifestantes em todo o país —14.250 deles na capital, Paris, onde dez pessoas foram presas e três policiais ficaram feridos em confrontos.

Os protestos deste final de semana em toda a França reuniram 40.000 manifestantes a mais do que no final de semana passado.

Este é o terceiro final de semana seguido em que a França registra manifestações de pessoas insatisfeitas com o passe vacinal criado pelo governo Macron.

Cidadãos já eram obrigados a apresentar o certificado ou exame negativo para o coronavírus no acesso a museus e cinemas, e uma lei aprovada nesta semana pelo Parlamento estendeu a exigência para bares, restaurantes e trens.

“Estamos criando uma sociedade segregada e eu penso que é inacreditável que isso esteja acontecendo no país dos direitos humanos”, disse Anna, uma professora que saiu às ruas em Paris, à agência de notícias Reuters.

“Então eu saí às ruas. Eu nunca havia protestado antes em minha vida. Acredito que nossa liberdade está sob perigo.”

A França é um dos países europeus com maior número de pessoas céticas em relação à vacina contra o coronavírus. Esta semana, o país ultrapassou 50% da população imunizada, e vê uma aceleração do contágio, com mais de 24.300 novos casos registrados na última sexta-feira (30).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.