Descrição de chapéu Governo Biden terrorismo

Com avanço do Taleban, EUA iniciam evacuação de americanos em Cabul

Ao todo, 5.000 mil soldados dos EUA serão enviados ao Afeganistão, que vê o Taleban se aproximar da capital

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | Reuters e AFP

Diante do avanço veloz do Taleban no Afeganistão, o exército dos Estados Unidos iniciou a evacuação de seu contingente diplomático na capital afegã, Cabul. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste sábado (14) o envio de forças adicionais para ajudar na evacuação da embaixada americana. Serão 5.000 soldados ao todo.

O Pentágono havia anunciado, durante a semana, que 3.000 homens estavam a caminho, enquanto outros 1.000 já estavam na capital afegã. A tropa adicional de 1.000 soldados pertence à 82ª divisão aerotransportada do Exército americano, uma das principais unidades de potencial militar do país.

O presidente dos EUA, Joe Biden, discursa na Casa Branca - Evelyn Hockstein - 12.ago.21/Reuters

“Com base em recomendações da nossa diplomacia e das forças militares e de inteligência, autorizei o envio das tropas para assegurar que tenhamos uma retirada segura dos EUA e de outros aliados”, disse o democrata. Ele acrescentou que o país ajudaria também na retirada de alguns afegãos que conseguiram acesso a um programa especial de visto.

Criticado pelas lideranças afegãs, especialistas em política externa e alguns militares pela decisão de prosseguir com a retirada das tropas americanas do Afeganistão, Biden voltou a defender sua posição.

“Fui o quarto presidente a comandar a presença das tropas americanas no Afeganistão. Foram dois republicanos e dois democratas. Não queria passar essa guerra para um quinto [presidente] e não irei."

O democrata também reiterou o argumento de que os líderes afegãos precisam se unir se quiserem defender o país. “Mais um ou cinco anos de presença militar dos EUA não teriam feito diferença se os militares afegãos não pudessem ou não quisessem manter seu próprio país.”

lá fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

De acordo com o departamento de Estado americano, o secretário Antony Blinken conversou neste sábado com o presidente afegão Ashraf Ghani sobre a “urgência dos esforços diplomáticos e políticos para reduzir a violência”.

Blinken já havia conversado com Ghani na quinta-feira (12). O presidente afegão, durante discurso televisionado, afirmou que tem conversado com líderes locais e internacionais e que a prioridade é remobilizar as tropas do paísque sucumbem rapidamente aos combatentes do Taleban.

O embaixador do Reino Unido em Cabul também se prepara para deixar o Afeganistão na noite deste domingo (15), segundo informações do jornal Sunday Telegraph.

No início da semana, cerca de 500 funcionários britânicos permaneciam no país; agora, restam algumas dezenas. O Reino Unido anunciou na quinta (12) o envio de 600 soldados para ajudar cidadãos britânicos e tradutores locais a deixarem o Afeganistão.

Com a baixa capacidade militar das tropas nacionais, o Taleban, grupo fundamentalista islâmico, já tomou 24 das 34 capitais provinciais do país. Os combatentes seguem rapidamente em direção à capital nacional, Cabul.

Nas redes sociais, residentes e correspondentes internacionais compartilham que tiros foram ouvidos na periferia da capital, gerando temor de que o Taleban esteja ainda mais próximo.

Cabul é a única grande cidade que está sob controle do governo afegão no momento. Ao longo da semana, Kandahar e Herat foram conquistadas pelo Taleban. Neste sábado, o grupo também se estabeleceu em Jalalabad e Mazar-i-Sharif.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.