Descrição de chapéu América Latina

Cuba tipifica 'subversão social' como crime ao regular internet, e opositores reagem

Regime também criticou proposta aprovada pelos EUA para oferecer conexão paralela à ilha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Havana | AFP

Após os maiores protestos em décadas, Cuba publicou nesta terça (17) o primeiro regulamento de cibersegurança do país, no qual tipifica crimes como subversão social, divulgação de notícias falsas online e ciberterrorismo. A medida desencadeou uma onda de rejeição entre usuários do Twitter que pedem "direito à dissidência".

Para o diretor de cibersegurança do Ministério das Comunicações de Cuba, Pablo Domínguez, no entanto, a medida é a primeira norma jurídica do país a associar “incidentes de cibersegurança e tipificações que ultrapassam os limites da tecnologia”.

Jovens usam celular para se conectar à internet em Havana
Jovens usam celular para se conectar à internet em Havana - Yamil Lage - 6.jun.19/AFP

O novo marco legal entrou em vigor no mesmo dia do anúncio, pouco mais de um mês após uma onda histórica de protestos contra o regime que abalaram o país e deixaram um morto, dezenas de feridos e centenas de detidos. Na nova regra, estão previstos 17 incidentes —ou seja, crimes— de cibersegurança, que variam no nível de periculosidade de médio a muito alto.

lá fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Dentre eles, destaca-se a subversão social para alterar a ordem pública e promover a indisciplina social, o ciberterrorismo e a ciberguerra. Também estão incluídos, entre outros, a “divulgação de notícias falsas, mensagens ofensivas, difamação com impacto no prestígio do país”, ciberbullying, pedofilia, serviço ilegal de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) e roubo de informação.

A internet móvel, que só chegou a Cuba em 2018, tornou-se a grande aliada de grupos e organizações de cidadãos para expressar demandas e foi vital nos protestos em julho, quando as manifestações foram reproduzidas maciçamente nas redes de toda a ilha.

A norma entra em vigor dias após Cuba acusar o Senado dos EUA de agressão por permitir que o governo de Joe Biden forneça acesso à internet aos cubanos, contornando eventuais apagões digitais da ditadura.

Durante o protesto, o governo suspendeu por cinco dias aplicativos e serviços de conexão fundamentais para a mobilização. O presidente americano anunciou então que sua gestão estudava como poderia restaurar a interatividade. No dia 10, o Senado dos EUA aprovou uma emenda para criar um fundo para desenvolver e implantar a tecnologia existente com o objetivo de oferecer internet na ilha. Nesta terça, o regime cubano, entretanto, disse que não permitirá no país o que chamou de internet paralela.

“Realmente não vamos permitir essa ingerência, porque estaria violando não apenas nossa Constituição, mas também o próprio preâmbulo da Constituição da União Internacional de Telecomunicações”, afirmou o vice-ministro de Comunicações, Wilfredo González.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.