Descrição de chapéu talibã Ásia

EUA alertam para nova 'ameaça crível' em aeroporto do Afeganistão

Trata-se do terceiro aviso do tipo nesta semana; mais cedo, Biden havia advertido sobre novas ameaças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na noite deste sábado (28), pela terceira vez nesta semana, a embaixada dos EUA em Cabul emitiu um alerta para que cidadãos americanos deixem imediatamente a área do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, na capital do Afeganistão, e evitem ir até o local devido a uma “ameaça específica e crível”.

Devem ser evitados todos os portões de acesso, mas o foco da preocupação no momento é a entrada sul, a área do novo Ministério do Interior e a próxima ao posto de gasolina Panjshir.

Combatentes do Talibã bloqueiam rua próxima ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão
Combatentes do Talibã bloqueiam rua próxima ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão - Wakil Kohsar/AFP

O primeiro alerta do tipo foi emitido na quarta (25) à noite, véspera do ataque que deixou quase mais de 180 mortos, entre os quais 28 membros do Talibã e 13 militares americanos, além de mais de 200 feridos.

O atentado foi reivindicado pela filial afegã do Estado Islâmico, conhecida como EI-Khorasan, inimiga comum dos EUA e do Talibã. Na noite desta sexta (26), foi emitido o segundo comunicado.

Mais cedo neste sábado, o presidente dos EUA, Joe Biden, havia alertado para novas ameaças. “Nossos comandantes me informaram que é muito provável [que haja] um ataque nas próximas 24 horas a 36 horas. Eu determinei que tomem todas as medidas possíveis para priorizar a proteção das forças.”

Washington afirma ter matado dois membros do EI-K que planejaram o atentado de quinta, deixando um terceiro ferido. A operação com drones ocorreu na madrugada deste sábado, no horário local, na província de Nangahar, perto da fronteira com o Paquistão, e o presidente americano prometeu novas ações.

“Esse ataque não foi o último. Vamos continuar a caçar qualquer pessoa envolvida nesse odioso atentado e fazê-los pagar”, afirmou o democrata. Neste sábado, Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã, condenou a operação americana, no que chamou de “claro ataque em território afegão”.

lá fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Após o ataque ao aeroporto, multidões que eram vistas tentando acessar o terminal de passageiros dissiparam. Neste sábado, as estradas que levam ao aeroporto estavam bloqueadas, quase todos os portões ficaram fechados e poucas pessoas conseguiam acesso. Os pequenos grupos que ainda podem embarcar estão sendo submetidos a um rigoroso processo de checagem, pelo risco de novos ataques.

Num início de aliança que parecia improvável até então, o governo americano diz esperar a colaboração do Talibã para a retirada de cidadãos com segurança. Segundo Biden, até este sábado 117 mil pessoas foram evacuadas do Afeganistão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.