Descrição de chapéu Itamaraty talibã

Governo resgata mais uma família e conclui retirada de brasileiros do Afeganistão

Cidadãos que fugiam do Talibã foram para o Paquistão e para a Espanha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira (30) a conclusão da retirada dos dois brasileiros que pediam ajuda para deixar o Afeganistão com suas famílias. Segundo o Itamaraty, eles estão em segurança e em boas condições de saúde.

A Folha já havia relatado a saída do primeiro brasileiro na última semana. Ele deixou o país junto a cinco familiares afegãos na sexta-feira (27) e desembarcou na Espanha. O segundo brasileiro, retirado do país ao lado de seis familiares, viajou para o Paquistão no domingo (29), segundo o governo.

A operação foi conduzida pela embaixada do Brasil em Islamabad, em coordenação com o governo paquistanês. O Brasil não tem representação diplomática em Cabul, capital do Afeganistão.

Afegãos cruzam a fronteira com o Paquistão após a tomada do poder em Cabul pelo Talibã - AFP

Há outros brasileiros em território afegão, mas que optaram por permanecer no local. O Ministério das Relações Exteriores disse monitorar a situação deles.

“[O Itamaraty] também está atento aos pedidos de afegãos com visto de residência no Brasil, dentro das possibilidades de apoio a estrangeiros”, disse a pasta em nota.

O prazo para a saída de ocidentais do país da Ásia Central, com o fim das operações de retirada das tropas americanas no aeroporto da capital afegã, terminaria nesta terça (31). Mas os Estados Unidos anunciaram um dia antes a conclusão das operações, após 20 anos de ocupação militar.

No último dia 19, a Folha revelou que o Brasil buscava vaga em voos humanitários para conseguir resgatar brasileiros que haviam pedido ajuda para deixar o país após a tomada do poder pelo Talibã.

O Brasil também facilitou o processo de pedido de refúgio para afegãos que queiram viajar para escapar do grupo fundamentalista e estuda conceder visto humanitário, a exemplo do que fez com sírios que fogem da guerra civil. Hoje são poucos os refugiados afegãos em território brasileiro: 162 já reconhecidos e 49 com processos em andamento, segundo dados atualizados do Ministério da Justiça.

Milhares de afegãos que temem o novo regime da facção se amontoaram no aeroporto de Cabul nos últimos dias em busca de sair do país, em episódios que resultaram em centenas de mortos e feridos.

lá fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.