Descrição de chapéu Governo Biden talibã Ásia

Imagem fantasmagórica de militar americano ao deixar Afeganistão entra para a história

Registro da partida de Donahue pode ser comparada à de um general soviético quando Exército Vermelho saiu do país em 1989

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Simon Cameron-Moore
Reuters

Carregando seu fuzil, o general Chris Donahue, comandante da célebre 82ª Divisão Aerotransportada, tornou-se o último militar dos EUA a embarcar no voo final para fora do Afeganistão, um minuto antes da meia-noite de terça-feira (31).

Capturada de uma janela lateral do avião de transporte C-17 com a ajuda de um aparelho de visão noturna, a imagem fantasmagórica, verde e preta, do general caminhando até o avião que aguardava na pista do aeroporto Hamid Karzai, em Cabul, foi divulgada pelo Pentágono horas depois de os Estados Unidos encerrarem seus 20 anos de presença militar no Afeganistão.

Último militar americano em Cabul, o general Chris Donahue, comandante da 82ª Divisão Aerotransportada do Exército, embarca para o voo final da retirada em um cargueiro C-17
Último militar americano em Cabul, o general Chris Donahue, comandante da 82ª Divisão Aerotransportada do Exército, embarca para o voo final da retirada em um cargueiro C-17 - Comando Central dos EUA via Reuters

Como um momento da história, a imagem da partida de Donahue pode ser comparada à de um general soviético que liderou uma coluna blindada na travessia da Ponte de Amizade, entre o Afeganistão e o Uzbequistão, quando o Exército Vermelho finalizou sua saída do Afeganistão em 1989.

Concluindo uma operação militar que, com a ajuda de aliados, conseguiu evacuar 124 mil civis do Afeganistão, o último avião transportando tropas americanas partiu ao abrigo da noite.

Embora seja uma imagem estática, a impressão que se tem é que Donahue está caminhando rapidamente, com a expressão impávida. Ele está de uniforme e equipamentos de combate, óculos de visão noturna sobre o capacete e um fuzil. Ele ainda não havia partido do Afeganistão ou chegado a um lugar seguro.

Em contraste, as imagens do general Boris Gromov, comandante do 40º Exército da União Soviética no Afeganistão, mostram-no andando de braços dados com seu filho pela ponte sobre o rio Amu Darya, carregando um buquê de flores vermelhas e brancas.

Boris Gromov, o último comandante do 40º exército da União Soviética no Afeganistão, carrega flores enquanto caminha em uma ponte ao lado do filho, durante a retirada das tropas soviéticas do país
Boris Gromov, o último comandante do 40º exército da União Soviética no Afeganistão, carrega flores enquanto caminha em uma ponte ao lado do filho, durante a retirada das tropas soviéticas do país - Reprodução Reuters TV

As retiradas americana e soviética de um país que ficou conhecido como cemitério de impérios foram conduzidas de modos muito diferentes, mas pelo menos evitaram a derrota calamitosa sofrida pela Grã-Bretanha na Primeira Guerra Anglo-Afegã, em 1842.

A imagem que perdurou desse conflito é a pintura a óleo “Resquícios de um Exército”, de Elizabeth Thompson, que mostra um cavaleiro solitário exausto, o cirurgião militar assistente William Brydon, sentado com dificuldade na sela de um cavalo ainda mais exausto, na retirada de Cabul.

Quando o Exército Vermelho russo partiu, um governo comunista pró-Moscou ainda estava no poder no Afeganistão, e seu exército continuaria a combater por mais três anos. Agora, contudo, o governo afegão apoiado pelos EUA já se rendeu, e Cabul havia caído diante do Talibã um pouco mais de duas semanas antes do prazo final de 31 de agosto definido para a saída das tropas americanas.

Fazendo uma retirada ordeira, os últimos membros dos 50 mil soldados de Gromov continuaram a ser alvos de ataques isolados quando dirigiram para o norte, rumo à fronteira uzbeque, apesar de terem pago a grupos mujahedins para garantirem sua passagem segura até a fronteira.

A coluna de Gromov atravessou a Ponte da Amizade em 15 de fevereiro de 1989, encerrando a guerra da União Soviética no Afeganistão, que durara dez anos e na qual haviam morrido 14.450 militares soviéticos.

Questionado sobre o que sentia em relação ao retorno a solo soviético, Gromov teria respondido: “Alegria, por termos cumprido nosso dever e voltado para casa. Não lamento nada”.

A evacuação americana de Cabul será julgada com base em quantas pessoas foram retiradas do país e quantas foram deixadas para trás. Mas Donahue e seus camaradas ainda vão conservar na memória imagens de seus derradeiros e caóticos dias em Cabul: pais lhes passando bebês por cima da cerca de arame farpado, dois jovens afegãos caindo de um avião que decolava e as consequências de um ataque do Estado Islâmico diante do aeroporto, que matou dezenas de afegãos e 13 militares americanos.

Tradução de Clara Allain 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.