Descrição de chapéu taleban

Imagens mostram liberdade das mulheres no Afeganistão nos anos 1960

Bill Podlich, professor e fotógrafo amador, registrou o cotidiano em Cabul durante dois anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mulheres de minissaia ou passeando com os braços expostos. Garotas frequentando escolas. Homens e mulheres em tranquilas viagens de ônibus. Essa era a realidade do Afeganistão nos anos 1960, bem antes de um período marcado por guerras e pelo controle de grupos fundamentalistas.

Quem retratou essa cidade com ares modernos foi o professor e fotógrafo amador Bill Podlich, que documentou o país entre 1967 e 1969, período em que morou em Cabul, capital do país.

Podlich foi enviado pela Unesco, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, para dar aula na Escola Superior de Professores em Cabul, na qual atuou como especialista em princípios de educação.

As imagens em cor causam até estranhamento ao mostrar um país no qual as mulheres tinham acesso à cultura e à informação. O país voltou a ser controlado pelo grupo extremista Taleban, que surgiu no contexto da Guerra Fria, quando o país era controlado por soviéticos desde o fim dos anos 1970. O grupo, que teve apoio dos EUA no início, tomou o poder pela primeira vez em 1996.

Com um discurso anticorrupção e em um esforço de moralização de uma sociedade supostamente corrompida, o Taleban impôs uma interpretação severa da “sharia”, a lei islâmica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.