Descrição de chapéu terrorismo

Multidão lota aeroporto de Cabul para tentar fugir do Taleban

Ao menos cinco pessoas morreram em meio ao tumulto; voos comerciais foram suspensos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Reuters e AFP

A tomada do poder pelo Taleban no Afeganistão causou uma corrida da população de Cabul aos bancos e ao aeroporto da capital para tentar fugir do país neste domingo (15).

Vídeos nas redes sociais mostram muitas pessoas, especialmente famílias, no Aeroporto Internacional Hamid Karzai, próximo à capital, andando pelas pistas, em meio a veículos militares e aviões.

É a primeira vez que os combatentes do grupo fundamentalista invadem a capital do Afeganistão desde 13 de outubro de 2001, quando tiveram de se retirar sob bombas norte-americanas e britânicas.

Testemunhas em um dos terminais do aeroporto de Cabul disseram ao jornal The New York Times que ouviram tiros e viram o estacionamento lotar com pessoas desesperadas em busca de voos.

Ao menos cinco pessoas morreram no aeroporto enquanto centenas de pessoas tentavam entrar à força em aviões que saíam da capital afegã, disseram testemunhas à Reuters.

Uma testemunha disse ter visto os corpos das cinco pessoas sendo levadas para um veículo. Outra testemunha disse que não estava claro se as vítimas foram mortas a tiros ou pisoteadas.

Na tarde deste domingo, a embaixada dos Estados Unidos, que está funcionando neste momento dentro do aeroporto, disse que a segurança no local estava mudando rapidamente.

Segundo um funcionário da Otan, todos os voos comerciais foram suspensos e apenas aeronaves militares foram autorizadas a operar.

O presidente do país, Ashraf Ghani, também fugiu para o exterior. Em uma postagem nas redes sociais neste domingo, Ghani disse que se deparou com uma escolha difícil. “Deveria suportar enfrentar o grupo armado que quis entrar no palácio ou sair do país querido que dediquei minha vida para proteger”, escreveu.

Em seguida, afirma que o Taleban conseguiu retirá-lo. “Para evitar derramamento de sangue, achei melhor sair”, disse o presidente. Ghani não revelou detalhes sobre sua localização.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou neste domingo o envio de mais de mil soldados a Cabul para ajudar na evacuação de milhares de civis americanos e afegãos.

Outro movimento na cidade foi uma corrida aos bancos. O site de notícias Al Jazeera disse que centenas de moradores formaram filas nos caixas eletrônicos para sacar dinheiro de suas contas, na tentativa de esvaziar as economias para deixar o Afeganistão.

Além da população local, países ocidentais também aceleraram a retirada de funcionários e cidadãos residentes no país. Alemanha, França e Holanda transferiram diplomatas das embaixadas para o aeroporto de Cabul.

O Canadá fechou temporariamente sua embaixada após evacuar sua equipe antes da chegada do Taleban, segundo o Ministério das Relações Exteriores do país. Reino Unido, Itália, Dinamarca, Suécia e Espanha também anunciaram a evacuação de diplomatas.


A VOLTA DO TALEBAN AO PODER

1994 Grupo fundamentalista islâmico é criado no norte do Paquistão após a retirada das tropas da antiga União Soviética do Afeganistão, país fronteiriço

1996 Após confrontos com outras facções, os combatentes capturam Cabul, capital afegã, derrubam o regime do então presidente, Burhanuddin Rabbani, e instituem o Emirado Islâmico do Afeganistão

2001 Depois de cinco anos no poder, o regime colapsa com os ataques de uma coalizão militar liderada pelos EUA; os americanos alegavam que o Taleban dava proteção à rede terrorista Al Qaeda, que realizou os ataques de 11 de setembro ao World Trade Center

2012 Se organizando no exterior, principalmente no Paquistão, o grupo realiza um dos ataques de maior repercussão internacional: atira na estudante paquistanesa Malala Yousafzai, então com 14 anos, que se opunha publicamente ao Taleban

2020 Em fevereiro, grupo assina um acordo de paz histórico com os EUA, cujas tropas estavam no Afeganistão desde 2001, para tentar colocar fim a um conflito de quase 20 anos; em outubro, o republicano Donald Trump, então presidente, anuncia a retirada das forças americanas

2021 Em maio , o presidente Joe Biden inicia a retirada efetiva das tropas americanas; em agosto, o Taleban lança sua mais forte ofensiva em anos no Afeganistão e, em menos de três semanas, captura novamente a capital, Cabul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.