Descrição de chapéu Mundo leu oriente médio

'Os Árabes' assenta base sólida para entusiastas sobre Oriente Médio

Lançada em 2009, obra de referência ganha edição em português pelo selo Zahar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

Em 24 de agosto de 1516, o sultão mameluco Qansuh inspeciona seu exército nas aforas de Aleppo, na atual Síria. Veste um turbante leve e um manto azul, o machado pousado nos ombros. Mais tarde, vê suas tropas sendo dizimadas pelas armas de fogo das hordas otomanas. Tamanho é o horror do sultão que metade do seu corpo fica paralisada. Ele cai do cavalo, morto, na poeira.

É a cena que abre o livro “Os Árabes: Uma História”, do americano Eugene Rogan, professor de Oxford. O volume chegou por fim ao Brasil em uma edição do selo Zahar. Apesar de ser uma das obras de referência sobre o Oriente Médio, esse texto de 2009 ainda era inédito por estas bandas —o que deixava aberta uma lacuna para os pesquisadores e estudantes que não leem em inglês.

Manifestantes vão às ruas na Tunísia após presidente suspender Parlamento; protestos são reflexo da gestão da pandemia da Covid e de contínuas crises econômicas desde a Primavera Árabe, em 2011
Manifestantes vão às ruas na Tunísia após presidente suspender Parlamento; protestos são reflexo da gestão da pandemia da Covid e de contínuas crises econômicas desde a Primavera Árabe, em 2011 - Fethi Belaid - 25.jul.21/AFP

Até então, a melhor opção em português era “Uma História dos Povos Árabes”, do britânico-libanês Albert Hourani, lançado no Brasil pela Companhia das Letras. Não há nada de errado com a obra magistral de Hourani, que foi aliás mentor de Rogan. Mas é um livro de 1991, mais datado. É também de leitura mais densa, o que afasta leitores.

Hourani, além disso, descreve a história dos árabes desde o surgimento do islã no século 7. Tem, assim, de condensar bastante informação para narrar séculos e séculos dentro de um único livro. Rogan, por outro lado, começa “Os Árabes” bem mais tarde, com a derrota de Qansuh em 1516. Esse enfoque permite que ele descreva com mais textura alguns dos episódios-chave da era moderna.

A queda do sultão mameluco é o ponto de partida de Rogan porque marca a consolidação do Império Otomano. A tomada da Síria em 1516 permitiu que os otomanos, baseados em Istambul, governassem o Oriente Médio por quatro séculos, até sua derrota na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Hoje, o que sobrou do império é conhecido como Turquia. Quando sírios e libaneses imigraram em massa para o Brasil a partir de 1870, muitos deles carregavam justamente passaportes otomanos —razão pela qual foram apelidados de “turcos” por aqui.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email


O recorte de Rogan muda o tom da história que ele conta. Obras como a de Hourani tendem a se perder nas minúcias dos primeiros séculos do islã, retratando aquele período como uma era de ouro nunca superada. Essas narrativas acabam reforçando o estereótipo de que a conquista otomana levou a uma era de trevas nos territórios de cultura árabe.

Nas últimas décadas, historiadores têm contestado esse tipo de visão simplista, anti-otomana, típica do nacionalismo árabe. Como o leitor de “Os Árabes” vai notar, a história otomana do Oriente Médio é saborosíssima, incluindo personagens como o corsário Barbarossa, o príncipe Fakhr al-Din e o governador Muhammad Ali. É uma história poderosa, também, de um império que rivalizou com a Europa Ocidental e por vezes a superou.

Na primeira porção do livro, Rogan descreve a ascensão, consolidação e derrota do Império Otomano com detalhes inesperados e análise arguta. Um de seus trunfos é a escolha de suas fontes, dando prioridade à voz de quem viveu a história. Ele cita, por exemplo, os diários de um barbeiro de Damasco em seu capítulo sobre as revoltas do século 18. É pela voz do barbeiro, mais do que pela de Rogan, que o leitor mergulha naqueles anos.


No restante da obra, o historiador trata dos impérios europeus que controlaram o Oriente Médio depois da derrota otomana. Fala também da criação do Estado de Israel, da descoberta do petróleo e da Guerra Fria. O último capítulo avança no século 21, tocando em temas como islamismo, extremismo e —na edição atualizada— os protestos de 2011, conhecidos como Primavera Árabe.

A publicação de “Os Árabes” não vai resolver a carência de obras em português sobre o Oriente Médio. O livro, no entanto, já assenta uma base sólida para os entusiastas. Deveria entrar para a lista de leituras obrigatórias dos cursos universitários sobre o tema.

Os Árabes

  • Preço R$ 139,90
  • Autor Eugene Rogan (Tradução Marlene Suano)
  • Editora Zahar
  • Págs. 792
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.