Descrição de chapéu
Rafael Erdreich

Acordos de Abraão são um farol da esperança no Oriente Médio

Normalização de relações de Israel com países árabes completa 1 ano nesta quarta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rafael Erdreich

Cônsul-geral de Israel em São Paulo

Nesses tempos desafiadores, é natural buscar faróis de esperança e otimismo. Hoje podemos nos concentrar em um farol que está iluminando o caminho para um futuro melhor no Oriente Médio.

Pois neste dia 15, há um ano, Israel, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein assinaram os acordos de paz e normalização, mediados pelos Estados Unidos, conhecidos como Acordos de Abraão.

A cerimônia de 15 de setembro de 2020, no gramado da Casa Branca, foi um evento histórico e, em seu aniversário, celebramos os acordos juntamente às notáveis conquistas alcançadas em apenas um ano, mesmo sob as difíceis condições de pandemia.

Durante anos, Israel trabalhou para construir relações diplomáticas e econômicas com outros Estados do Oriente Médio e fazer-se reconhecer que muito tem a contribuir para sua estabilidade e prosperidade, inclusive no âmbito da paz.

Abdullatif Al Zayani, Binyamin Netanyahu, Donald Trump e Abdullah bin Zayed em cerimônia para a assinatura dos Acordos de Abraão, na Casa Branca
Abdullatif Al Zayani, Binyamin Netanyahu, Donald Trump e Abdullah bin Zayed em cerimônia para a assinatura dos Acordos de Abraão, na Casa Branca - Tom Brenner - 15.set.20/Reuters

Os acordos estão fortalecendo os laços entre nações e povos, estabelecendo relações calorosas entre os líderes nacionais e suas sociedades que crescem dia após dia, exponencialmente. Desde o primeiro voo direto entre Tel Aviv e Dubai em novembro passado, mais de 200 mil turistas e empresários israelenses visitaram os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein, conectando povos e culturas como nunca antes.

A importância do contato entre as pessoas não pode ser subestimada. Como disse o ministro das Relações Exteriores, Yair Lapid, durante a inauguração da embaixada de Israel em Abu Dhabi, "trata-se de um lembrete de que a história é escrita por seres humanos".

"É escrita por pessoas que conhecem a história, mas que estão dispostas a mudá-la. É escrita por pessoas que preferem o futuro ao passado. Os acordos são assinados pelos líderes, mas a paz é feita entre os povos. O que assinamos não é o fim do processo, mas sim o começo”.

Os acordos também criaram oportunidades para a cooperação regional e multinacional nas áreas de energia, sustentabilidade, turismo, segurança. Com os Emirados Árabes, já foram assinados 14 acordos de cooperação que abarcam desde as áreas de saúde e ambiente até a agricultura, enquanto que os 12 firmados com o Bahrein estimulam parcerias na economia, no turismo e nas comunicações.

Israel também apresentará um pavilhão nacional na próxima World Expo em Dubai, com abertura marcada para outubro. O tema da Expo, “Viagem para o Amanhã”, não poderia representar melhor o símbolo da nossa esperança nas novas relações.

Os Acordos de Abraão, como sinônimo de paz, iluminam uma nova realidade no Oriente Médio que trará prosperidade, segurança e estabilidade para todos. Espero celebrar todo o bem que advém dos Acordos de Abraão com nossos amigos e aliados, e com todas as nações amantes da paz.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.