Greta faz ato pelo clima em Berlim a 2 dias de eleição apertada para suceder Merkel

Crise climática é principal preocupação dos alemães; partidos em disputa divergem sobre como combater emissões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim

A dois dias das eleições que vão definir o próximo governo da Alemanha, jovens ambientalistas protestaram em várias cidades do país para pedir ações mais contundentes de combate à crise climática.

Em Berlim, Greta Thunberg, ativista sueca que no ano passado foi recebida pela primeira-ministra Angela Merkel, disse em discurso nesta sexta-feira (24) que nenhum dos partidos políticos está suficientemente comprometido com o problema.

Além da capital alemã, houve protestos em Bonn, Colônia, Hamburgo e Friburgo, como parte de um movimento programado em 80 países.

De camiseta branca de mangas longas e cabelos soltos, Greta falar para plateia com vários jovens, ao ar livre
A ativista sueca Greta Thunberg fala a jovens alemães durante protesto por mais medidas de combate à mudança climática, em Berlim - Christian Mang/Reuters

O assunto está definitivamente na cabeça dos eleitores. Para 81% dos alemães entrevistados pela ARD-DeutschlandTrend em julho, há necessidade "grande" ou "muito grande" de agir na proteção do ambiente.

No Politbarômetro, levantamento do Forschungsgruppe Wahlen que toda semana pergunta quais são os problemas importantes da Alemanha, clima foi citado na sexta passada (17) por 47%, na dianteira das preocupações.

Pode parecer contraditório que apesar disso os Verdes sejam apenas o terceiro partido nos levantamentos de intenção de voto, com 16% na média, enquanto os sociais-democratas (SPD) aparecem com 25%, em empate técnico e em disputa cada vez mais acirrada com os democratas-cristãos (União), com 22%.

Mas isso acontece porque todos os principais partidos, com exceção da ultradireitista AfD, têm propostas para combater a crise climática —as diferenças são com que velocidade e por quais meios.

“Trata-se da disputa sobre quão fortemente a política climática deve intervir nos estilos de vida e na economia”, diz Ursula Münch, diretora da Academia de Educação Política em Tutzing.

Os Verdes são pela transição mais rápida: querem que motores a combustão sejam eliminados até 2030. A candidata a primeira-ministra do partido, Annalena Baerbock, defendeu na campanha que até lá os carros a gasolina e a diesel deixem de ser vendidos.

A meta dos Verdes é vista como radical demais pelo candidato da União, Armin Laschet, que vê risco de alto desemprego na indústria automotiva, grande fonte de receitas para o país.

Segundo o conservador, que é contra prazos limites para os veículos, são incentivos de mercado e deduções de imposto que farão a indústria acelerar a transição verde.

Olaf Scholz, candidato social-democrata, por sua vez, diz que é preciso investir em infraestrutura e rede elétrica de alto desempenho para levar energia limpa às indústrias. Em debates na TV neste mês, ele disse que sua meta é neutralizar as emissões do setor industrial em 25 anos.

Para os ativistas da chamada “geração Greta”, é preciso agir mais rapidamente, o que significa alterar de forma mais intensa o cotidiano de pessoas e empresas.

Uma das queixas dos manifestantes é que a Alemanha não tem cumprido suas metas de redução de emissões de gás carbônico, necessárias para responder ao acertado no Acordo de Paris.

Ao assinar o pacto, a Alemanha e outros 194 países se comprometeram a implantar programas para conter o aquecimento global a no máximo 1,5°C acima da temperatura média global do período pré-industrial.

Justamente pelo peso da indústria automobilística na economia alemã e na política dos conservadores o governo de Merkel é avaliado de forma ambígua por ambientalistas.

A própria primeira-ministra foi uma das líderes mais identificadas com o combate às emissões nos anos 1990 e 2000, mas sua abordagem mudou depois da recessão provocada pela crise global de 2008.

Os conservadores trabalharam para assumir metas menos ambiciosas na lei do clima aprovada em 2019, o que acabou sendo contestado na Justiça justamente pela geração Greta.

Os planos de Merkel deixavam a maior parte do fardo para as próximas gerações, argumentaram o movimento Fridays for Future (sextas-feiras para o futuro, liderado por Greta) e entidades como Greenpeace e Amigos da Terra da Alemanha.

A Suprema Corte do país deu razão aos reclamantes e ordenou ao governo que adotasse metas mais duras e deixasse mais claro como elas serão obtidas, numa vitória para os ativistas.

Na ocasião, políticos do SPD —que fazem parte da coalizão governista e ocupam o Ministério do Meio Ambiente— afirmaram que foi a União que barrou em 2019 a adoção de metas mais ambiciosas.

Scholz, que é vice-primeiro-ministro de Merkel, voltou à carga em debate nesta semana, afirmando que o partido de Laschet “tinha dúvidas” sobre a necessidade de aumentar a produção de energia verde. “A CDU/CSU está do lado errado dessa questão tão importante para o futuro industrial da Alemanha”, disse.

Para a ativista alemã Luisa Neubauer, que dirige no país o Fridays for Future Germany, todos estão do lado errado e é preciso elevar a pressão nas ruas antes da votação, marcada para este domingo (26). "Os partidos políticos não levaram a catástrofe climática a sério o suficiente, e os jovens não aceitam mais desculpas sobre o mundo que vão herdar.”

No discurso em Berlim, Greta acusou a Alemanha de não fazer nem ao menos o necessário para cumprir as metas acordadas no passado. Embora as emissões tenham caído em 2020, em razão da pandemia de coronavírus, a retomada deve provocar neste ano uma alta de 6%, o maior aumento em 30 anos, de acordo com o centro de estudos Agora Energiewende.

cartaz de papelão azul em primeiro plano no chão e, em poste, dois cartazes, um verde e um vermelho
Cartazes de propaganda eleitoral dos Verdes e do SPD em poste na cidade alemã da Hassloch; no chão, um cartaz de papelão caído - Ana Estela de Sousa Pinto/Folhapress

Propaganda eleitoral também preocupa ambientalistas

A questão ambiental movimenta também um aspecto bem mais corriqueiro das eleições alemãs: os cartazes de propaganda dos candidatos.

Sua exposição é permitida e até protegida por lei, e há regras detalhadas sobre onde eles podem ser colocados, onde são proibidos —em escolas e prédios públicos, por exemplo.

Nas cidades visitadas pela Folha, o volume de propaganda é modesto e se concentra nas ruas principais. Em Gelsenkirchen, na região oeste do país, o mais comum era que houvesse no máximo um cartaz por poste.

Em Hassloch, mais a sudoeste, há postes nos quais se empilham até quatro pôsteres diferentes, e também é possível notar que alguns foram arrancados.

Em cidades maiores, como Berlim, regiões de maior passagem de pedestre podem ter acúmulo dessa propaganda, como mostram fotos em sites jornalísticos.

Estados e municípios também determinam quando eles podem começar a ser colocados —por volta de seis semanas antes da votação— e em quanto tempo precisam ser retirados.

Em geral, partidos devem mobilizar suas equipes para limpar todos os postes em no máximo duas semanas depois da eleição, para evitar multas. Em Berlim, o prazo é de uma semana.

É nesse ponto que começa o problema: qual o destino dessas centenas de milhares de cartazes? Ativistas ambientais reclamam que parte deles não pode ser reciclada e acaba nos incineradores de lixo, provocando desperdício e poluição.

Entidades começaram campanhas para que partidos mandem fazer pôsteres de polipropileno —um plástico de alta qualidade, ideal para reciclagem. O papelão, afirmam, costuma ser tratado com produtos químicos para sobreviver à chuva, e isso torna esses cartazes inadequados para a reciclagem.

Merkel foi de ‘chanceler do clima’ a ‘rainha das montadoras’

“A questão do aquecimento global é, na minha opinião, uma das questões mais importantes com a qual temos que lidar”, disse em 1995 Angela Merkel, apontada como ministra do Meio Ambiente pelo premiê Helmut Kohl.

Nesse mesmo ano, foi ela quem organizou em Berlim a primeira COP (conferência da ONU sobre a crise do clima), que chega em 2021 à 26ª edição.

De lá para cá, sua atuação na área oscilou e divide opiniões dos cientistas e ativistas da área. A economia alemã é a sexta maior emissora de carbono do mundo, e quase um terço da eletricidade vem de termelétricas movidas a carvão ou linhito, combustíveis altamente poluentes.

As emissões alemãs de carbono per capita são maiores que as do Reino Unidos e as da França, segundo a Edgar (base de dados de emissões para pesquisa global atmosférica, na sigla em inglês): 9,4 toneladas por pessoa na Alemanha, contra 5,6 e 5,1 nos outros dois principais países europeus.

Um sinal de que pouca coisa avançou talvez seja o discurso da própria Merkel em julho deste ano, falando a estudantes americanos da Universidade Johns Hopkins. Passados 26 anos depois da declaração como ministra, ela continua descrevendo a crise climática "o desafio de nossos tempos".

Acompanhe alguns momentos da atuação ambiental da atual primeira-ministra alemã.

  • 1994: Torna-se ministra do Meio Ambiente
  • 1995: Organiza em Berlim a primeira COP
  • 1997: É uma das principais negociadoras do protocolo de Kyoto
  • 1998: A coalizão de governo formada pelos sociais-democratas e pelos Verdes decide implantar uma reforma energética no país e passa uma lei de energias renováveis para incentivar parques eólicos e solares
  • 2005: Merkel assume como primeira-ministra. Naquele ano, 10% da produção bruta de energia alemã vinha de fontes renováveis
  • 2007: Após relatório da ONU sobre as consequências dramáticas do aumento das temperaturas globais, lidera decisão da UE em direção a metas obrigatórias de redução de emissões
  • 2009: A recessão provocada pela crise financeira faz Merkel recuar do combate às emissões, para defender a indústria automobilística alemã
  • 2011: Após o desastre de Fukushima, determina o fechamento de usinas nucleares na Alemanha
  • 2013: É chamada de ‘rainha das montadoras’ sob suspeita de intervir pessoalmente para evitar limites mais rígidos emissões de CO2 para carros na UE
  • 2015: Estoura o escândalo da Volkswagen, que usou técnicas fraudulentas de 2009 a 2015 para reduzir as emissões de dióxido de carbono e óxido de nitrogênio de alguns dos seus motores a diesel e gasolina; o caso arranhou a imagem da indústria alemã
  • 2020: Produção de energia bruta alemã chega a 45% com fontes renováveis; capacidade instalada de geração de eletricidade de energia eólica, solar, biomassa e hidrelétrica passou de 30 gigawatts em 2005 para 130 gigawatts
  • 2020: Relatórios indicam que expansão das energias renováveis ​​estagnou, devido a obstáculos regulatórios e ao sistema de leilão introduzido pelo governo Merkel
  • 2021: Em maio, Suprema Corte alemã determina que o governo Merkel estabeleça políticas climáticas mais rígidas, para evitar repassar o custo para gerações futuras 2021. Como resultado, o corte de emissões até 2030 passou de 55% para 65%. O plano também prevê que a Alemanha alcance emissão líquida zero em 2045, e não mais em 2050. Usinas elétricas a carvão seriam fechadas até 2038
  • 2021: É criticada por manter vivo o projeto de gasoduto russo-alemão Nord Stream 2, que implica a utilização de gás de origem fóssil durante várias décadas
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.