Mande Bolsonaro se vacinar contra Covid-19, diz prefeito de NY a Michelle

Primeira-dama tomou imunizante durante viagem aos EUA; presidente diz que ainda não se vacinou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em mais uma alfinetada ao presidente Jair Bolsonaro, o prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, comentou a notícia de que a primeira-dama Michelle Bolsonaro se vacinou contra a Covid-19 na cidade americana e voltou a criticar o líder brasileiro.

"Mande seu marido se vacinar também, para que ele pare de ser um perigo para outras pessoas", escreveu De Blasio em rede social nesta quarta-feira (29).

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, em transmissão pela internet em que criticou Bolsonaro por não se vacinar
O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, em transmissão pela internet em que criticou Bolsonaro por não se vacinar - Reprodução/Gabinete do Prefeito de Nova York no YouTube

Bolsonaro até hoje afirma não ter se vacinado contra a doença que matou quase 600 mil brasileiros. Na última semana, o presidente disse que a primeira-dama vacinou-se em Nova York, durante a viagem do casal para que ele participasse da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

"Olha o que aconteceu com a minha esposa agora nos Estados Unidos. Veio conversar comigo: 'Tomo ou não tomo a vacina?'. Dei minha opinião, não vou falar aqui qual foi. Ela tomou a vacina. É maior de idade, tem 39 anos, e sabe o que faz", disse o presidente, em uma live, no último dia 23.

Depois de pressionar, sem sucesso, a ONU para barrar a visita de chefes de Estado que não estivessem imunizados, a Prefeitura de Nova York montou um centro de vacinação em frente à sede da entidade para atender a delegações internacionais que participassem do evento.

Antes mesmo da Assembleia-Geral, Blasio já havia questionado a visita do brasileiro. "Devemos mandar uma mensagem a todos os líderes mundiais, incluindo, mais notavelmente, o presidente do Brasil, Bolsonaro. Quem quer vir precisa estar vacinado. Se você não quer se vacinar, não se incomode em vir", afirmou. A transmissão da prefeitura ainda colocou uma foto de Bolsonaro com a legenda: "Vacine-se".

Nova York foi um dos locais mais afetados pela Covid-19 nos Estados Unidos, com 34 mil mortes. No pico da doença, em abril do ano passado, a cidade sozinha registrou dias com média de mais de 800 mortes.

Com a vacinação em massa e restrições como a exigência de comprovante de imunização para acessar locais fechados, a cidade conseguiu enfrentar outras ondas da doença que atingiram os EUA, inclusive a atual, com o avanço da variante delta, quando o país voltou a registrar mais de 2.000 mortes por dia.

Blasio já teve outros atritos públicos com Bolsonaro. Em 2019, quando o Museu de História Natural dos EUA se recusou a sediar um jantar em homenagem ao brasileiro, ele elogiou a iniciativa e afirmou que o presidente é um "homem perigoso". Após troca pública de ofensas, o democrata afirmou que Bolsonaro "fugiu". "Nenhuma surpresa, valentões não aguentam um soco. Já vai tarde."​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.