Descrição de chapéu Venezuela América Latina

Negociação entre oposição e regime da Venezuela chega a pré-acordo contra a pandemia

Líderes se reuniram no México; próxima rodada de diálogo ocorrerá entre 24 e 27 de setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

Ao final da segunda rodada de negociações entre a oposição venezuelana e a ditadura de Nicolás Maduro, ambos os lados chegaram a pré-acordos para destravar a entrada de ajuda humanitária no país e ratificar a soberania do território de Esequibo —uma zona de disputa entre a Venezuela e a Guiana.

Segundo comunicado conjunto, emitido na noite desta segunda (6), "as partes entraram em acordo para estabelecer mecanismos para a entrada de recursos que atendam às necessidades da pandemia de Covid, incluindo aqueles de organismos multilaterais". Num primeiro momento, haverá a formação de uma mesa, com integrantes de ambos os lados, além de médicos e representantes da sociedade, para criar soluções.

O líder da opositora Plataforma Unitária da Venezuela, Gerardo Blyde, durante entrevista coletiva após rodada de negociações na Cidade do México
O líder da opositora Plataforma Unitária da Venezuela, Gerardo Blyde, durante entrevista coletiva após rodada de negociações na Cidade do México - Francisco Cañedo/Xinhua

A próxima rodada de conversas ocorrerá de novo na Cidade do México, entre 24 e 27 de setembro. A pauta agora será a reforma do Judiciário e a recuperação de direitos políticos e civis, já que questões relacionadas a esses temas, como a situação de presos políticos, não foram discutidas desta vez.

Pelo lado chavista, o atual presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, afirmou estar otimista. Ele celebrou a ratificação da soberania da Venezuela sobre a Guiana Esequiba —"uma vitória do povo venezuelano"— e disse que as negociações sobre os recursos para a pandemia buscaram "recuperar bens e ativos venezuelanos, além do dinheiro que está depositado em contas no exterior e bloqueado".

"Esses recursos foram subtraídos ilegalmente dos homens e mulheres venezuelanos. Eles nos dizem que são sanções, mas para nós são medidas coercitivas." O líder chavista afirmou ainda que "a Venezuela não pedirá nada a organismos internacionais" e que "apenas quer o que lhe é de direito e lhe foi roubado".

O chefe da delegação opositora, Gerardo Blyde, por sua vez, afirmou que a "mesa nacional de atenção social" será um "espaço pluripartidário com apoio de especialistas para avançar nas questões de saúde, alimentação e para adquirir mais vacinas contra o coronavírus".

Mas, enquanto Rodríguez afirma que "a Venezuela não quer pedir dinheiro a ninguém, quer apenas o seu dinheiro", Blyde diz que a oposição buscará recursos "com a ajuda de organismos multilaterais".

O grupo opositor passou a contar com a presença do ex-congressista Freddy Guevara, aliado de Juan Guaidó e recém-saído da prisão do Helicoide, onde ficam presos políticos. "Falta muito, e não será fácil alcançar um acordo a curto prazo, mas demos um passo em direção a uma solução da crise."

Enquanto o tom do chavismo foi otimista, o do lado opositor mostrou-se mais cauteloso. "Não chegamos a discutir o tema dos presos políticos, dos exilados e perseguidos. Esse processo será longo e complexo", disse. "Não quero alimentar falsas expectativas, quero dizer aos venezuelanos que as coisas caminharão pouco a pouco, discutidas a fundo, e que as decisões serão tomadas depois de pensar bem e com boa assessoria."

Blyde afirmou, ainda, que o bloco opositor "tem mantido a linha fundamental de objetivos, que é a da reinstitucionalização do nosso país e um regresso à democracia". Já Rodríguez reforçou, em sua fala, que o regime se guia pela frase "nada está acordado até que tudo esteja acordado".

Na semana passada, a oposição venezuelana, reunida em um grupo partidário, anunciou que vai romper o boicote que dura desde 2017, ao confirmar participação nas eleições regionais marcadas para 21 de novembro.

"Havíamos pedido três coisas: eleições livres, fim da usurpação e governo de transição. Era nosso desejo e achávamos que era inegociável. Agora, chegamos à conclusão de que essas coisas talvez não possam ocorrer todas de uma só vez e de que é preciso ir dialogando e fazendo a transformação aos poucos", disse Guevara no último dia 31, indicando a mudança de posição.

Nesta quarta (7), a Venezuela recebeu o primeiro carregamento de vacinas contra a Covid enviadas pelo consórcio Covax, ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo informou a agência AFP, a Organização Pan-Americana de Saúde contabilizou o envio de 693 mil doses do fármaco produzido pelo laboratório chinês Sinovac.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.