Descrição de chapéu Governo Biden

Pete Buttigieg, secretário de Biden, anuncia com marido chegada de gêmeos

Primeiro membro abertamente gay do alto escalão do governo dos EUA sofreu críticas durante campanha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Primeiro secretário do governo dos EUA abertamente gay, o responsável pela área dos transportes da gestão Biden, Pete Buttigieg, anunciou com o marido a chegada de seus filhos gêmeos neste sábado (4).

"Estamos muito felizes em receber Penelope Rose e Joseph August Buttigieg em nossa família", escreveu em uma postagem acompanhada de uma foto em que aparece com o marido, Chasten Glezman Buttigieg.

O secretário de Transportes do governo Biden, Pete Buttigieg, à dir., em foto publicada com o marido e os filhos no Twitter
O secretário de Transportes do governo Biden, Pete Buttigieg, à dir., em foto publicada com o marido e os filhos no Twitter - @PeteButtigieg no Twitter

Apelidado de "Prefeito Pete", Buttigieg governou South Bend, cidade de 100 mil habitantes no estado de Indiana, de 2012 a 2020. Durante o mandato, o democrata foi alvo de críticas pela falta de diversidade na polícia e pela morte de um morador negro, baleado por um policial. Antes, formou-se em história e literatura em Harvard e fez mestrado em economia, ciência política e filosofia em Oxford.

Em 2009, tornou-se oficial de inteligência naval da Marinha e foi enviado durante sete meses ao Afeganistão, em 2014. ​Mas Buttigieg veio a ganhar projeção ao disputar as primárias democratas na última corrida pela Presidência dos EUA, que teve Joe Biden como vencedor.

Na ocasião, Buttigieg decidiu romper as tradições do Partido Democrata com complexidade e ineditismo. Ele, que é cristão, fez da religião um dos principais temas da campanha que tentou levá-lo à Casa Branca como o primeiro candidato abertamente gay da história dos Estados Unidos.

Durante a campanha, seu marido, Chasten, participou de alguns eventos, o que gerou críticas de apoiadores do então presidente americano, Donald Trump. Aliados do republicano questionaram se os americanos estariam preparados para um candidato gay que beija seu marido no palco.

“Sou casado, numa relação de fidelidade, amor e compromisso. Tenho orgulho do meu casamento. E tenho orgulho do meu marido”, disse Buttigieg, hoje com 39 anos, na ocasião à TV americana. “A América já avançou. Precisamos de uma política de pertencimento que acolha a todos.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.