Descrição de chapéu Rússia

Avião com paraquedistas cai na Rússia e mata ao menos 16 pessoas

Pilotos tentaram fazer pouso de emergência no Tartaristão, mas bateram contra carro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Moscou | Reuters

Uma aeronave que carregava um grupo de paraquedistas caiu na Rússia neste domingo (10), em um acidente que deixou 16 mortos e 6 pessoas gravemente feridas. O episódio aconteceu na cidade de Menzelinsk, a cerca de 1.100 quilômetros de Moscou, na região do Tartaristão.

Equipe de resgate vasculha destroços
Destroços de L-410 que caiu na Rússia - Ministério de Emergências da Rússia

Ao todo, estavam na aeronave 20 paraquedistas e dois tripulantes, que tentaram um pouso de emergência quando perceberam uma falha em uma engrenagem. A asa do avião bateu em um veículo e a aeronave capotou, segundo o governo, às 9h23 (3h23 no horário de Brasília), partindo-se em dois com o impacto.

Fabricada na República Tcheca, a aeronave de modelo L-410 era propriedade de um clube local da organização paramilitar DOSAAF, entidade que voluntariamente presta assistência ao Exército, à Aeronáutica e à Marinha russas.

Cosmonautas usam a região para treinamentos, e o clube já foi sede de campeonatos locais, europeus e até de um campeonato mundial de aviação, segundo informou o diretor da entidade, Ravil Nurmukhametov, à agência de notícias russa Tass.

Uma investigação foi aberta pelo órgão do país responsável por crimes graves para apurar suspeitas de violação de regras de segurança. O Centro de Treinamento de Cosmonautas suspendeu suas parcerias com o aeroclube enquanto aguarda a investigação, segundo a Tass.

Apesar de os padrões de segurança aérea na Rússia terem melhorado nos últimos anos, acidentes continuam a acontecer, especialmente em regiões remotas como o Tartaristão ou o leste do país.

No último mês, um Antonov An-26 caiu no extremo leste da Rússia, matando seis pessoas. Em julho, todos os passageiros de outro Antonov An-26 morreram em um acidente em Kamchatka, também no extremo leste.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.