Cabo Verde elege ex-premiê de centro-esquerda para Presidência

José Maria Neves se torna 5º líder desde que arquipélago africano conquistou independência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos

O arquipélago de Cabo Verde elegeu neste domingo (17) o ex-premiê de centro-esquerda José Maria Neves, 61, para a Presidência. Ativo na arena política cabo-verdiana desde que o país instituiu uma democracia parlamentar, em 1991, ele se torna o quinto presidente do país —e o quarto eleito pelo voto popular.

Com 99,4% das seções eleitorais apuradas, Neves, apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), de oposição, obteve 51,7% dos votos. Em segundo lugar ficou o também ex-premiê Carlos Veiga, 71, do Movimento para a Democracia (MpD), com 42,4%.

Outros cinco candidatos, todos homens, disputaram o cargo.

O recém-eleito presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, durante discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas, quando era premiê
O recém-eleito presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, durante discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas, quando era premiê - Jawel Samad - 1º.out.15/AFP

No arquipélago —um dos nove membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa— é comum que PAICV e MpD se alternem no poder. O atual presidente, Jorge Carlos Fonseca, 70, pertence à segunda legenda. Ele ocupa o cargo desde 2011, e a Constituição proíbe mais de dois mandatos consecutivos.

Conhecido por ter sido terreno fértil para a democracia, ainda que tenha se tornado independente de Portugal há apenas 46 anos, Cabo Verde lidera os Palop (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) nos rankings mundiais de liberdades democráticas e não teve a posição abalada pela pandemia de Covid.

Um aspecto das eleições do último fim de semana, porém, despertou preocupação: a alta abstenção. De acordo com dados oficiais, dos cerca de 396 mil inscritos para votar —as dez ilhas do arquipélago somam 589 mil habitantes—, apenas 190 mil (48%) compareceram às urnas. A abstenção foi elevada não apenas no território cabo-verdiano como também na diáspora, parte importante do país.

Dos cerca de 54 mil cabo-verdianos em outros países inscritos para votar, apenas 14 mil compareceram. No Brasil, quinta nação com mais imigrantes registrados para participar do pleito (atrás de Portugal, São Tomé e Príncipe, França e EUA), 219 votaram; mais que o triplo disso estavam inscritos.

A missão da União Africana que acompanhou as eleições —foram 104 observadores internacionais, no total— elogiou o processo pacífico e organizado, mas aconselhou o novo governo a “trabalhar a abstenção para maior participação cívica" e "educar a população sobre seu papel”, segundo o jornal local A Nação.

O novo presidente terá o desafio de governar com um Parlamento de maioria do MpD, de centro-direita. Em abril, nas eleições legislativas, a sigla renovou sua vantagem por mais cinco anos e elegeu 38 deputados, contra 30 do PAICV e 4 da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID).

O atual premiê e presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, parabenizou Neves pela vitória e afirmou que irá trabalhar para “garantir a estabilidade política”. No arquipélago, com regime semipresidencial, o presidente é o chefe de Estado, eleito por voto popular. Já o primeiro-ministro é o chefe de governo, responsável por escolher ministros e secretários.

Mulher vota em uma seção eleitoral de Praia, capital de Cabo Verde - João Paulo - 17.ou.21/Xinhua

Em seu primeiro discurso, Neves destacou o que chama de jornada cívica dos cabo-verdianos que, “nas ilhas e na diáspora, deram um grande exemplo de civismo”. O recém-eleito disse ainda estar ciente das dificuldades que enfrentará, a começar pelos impactos da pandemia.

Neves terá de guiar a retomada econômica do país, abalado pela crise sanitária. Antes da pandemia, o turismo era responsável por 25% das arrecadações de Cabo Verde, que teve de fechar as portas para estrangeiros. O PIB reduziu 14,8% ao longo de 2020, e muitos hotéis e restaurantes fecharam.

Desde o início da pandemia, o país acumulou 38 mil casos confirmados de Covid-19 e 347 mortes. Os números absolutos parecem irrisórios se comparados a países como o Brasil, mas a análise por milhão de habitantes mostra que o panorama é ruim. Atualmente, o país tem média diária de 38 novos casos por milhão de pessoas —no Brasil, essa média é de 45, de acordo com dados da plataforma Our World in Data.

Ao todo, 30% da população do arquipélago está com esquema vacinal completo. A procura pelo imunizante contra a Covid aumentou em junho, quando foi anunciada a implementação de um certificado de vacina —o “nha card”— para acessar eventos públicos e espaços fechados.

O novo presidente tem laços com o Brasil —graduou-se em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas nos anos 1980. O movimento de cabo-verdianos para estudar ou trabalhar no Brasil é comum.

Dados compilados pela Folha mostram que, nas últimas duas décadas, mais de 4.700 pessoas imigraram para cá, fazendo de Cabo Verde o quinto país de língua portuguesa com mais imigrantes registrados no Brasil no período. Só nos últimos cinco anos foram 824 novos cabo-verdianos registrados no país.

Neves foi deputado e vice-presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde de 1996 a 2000, presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina (na ilha de Santiago) de 2000 a 2001 e premiê de 2001 a 2016.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.