Colômbia manifesta interesse em renovar frota de aviões militares da Embraer, diz Bolsonaro

Presidente teve encontro com Iván Duque em que líderes trataram de cooperação em defesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta terça-feira (19) que o líder colombiano, Iván Duque, manifestou interesse em renovar a frota de aviões militares de seu país com aeronaves da Embraer.

Bolsonaro e Duque tiveram uma reunião nesta terça no Palácio do Planalto, durante visita oficial do colombiano.

"Também uma questão muito importante, a cooperação fronteiriça e de segurança. As Farc [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia] obviamente nos preocupam, e não apenas na Colômbia" afirmou o brasileiro. "Temos um bom relacionamento, também somado a isso, na questão da Defesa, onde o senhor presidente [Duque] manifestou interesse em renovar a sua frota de aviões de treinamento, em especial da família dos Super Tucanos."

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Colômbia, Iván Duque, em cerimônia no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira /Folhapress

Duque, por sua vez, não fez referência em sua fala sobre um possível interesse de compra de novas aeronaves da Embraer.

De acordo com interlocutores, a delegação colombiana apresentou na reunião disposição de iniciar conversas sobre a aquisição de aviões da Embraer, não apenas Super Tucanos. As aeronaves são consideradas pelos colombianos equipamentos adaptados às suas necessidades.

Em seu discurso, o presidente do país vizinho destacou a cooperação com o Brasil na área de Defesa, "onde estamos enfrentando ameaças de crime transnacional com todas as nossas capacidades".

Mais tarde, em declaração a um grupo de jornalistas colombianos que acompanharam a visita, Duque destacou que os dois governos assinaram um acordo de cooperação na área de aeronáutica e que espera que empresas de seu país sejam incluídas nas cadeias de produção de peças de aeronaves.

"Também quero destacar que se abre um caminho para que a Colômbia entre na cadeia para ser fornecedora de peças. É um processo que está sendo construído com a Embraer para que empresas colombianas possam estar nessa cadeia", disse Duque.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.