Descrição de chapéu América Latina

Cuba autoriza as primeiras 32 empresas privadas desde a revolução

Medida foi divulgada 9 dias após aplicação de uma reforma na economia majoritariamente estatal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Havana | AFP

O regime de Cuba anunciou a aprovação das primeiras 32 micro, pequenas e médias empresas privadas no país, além de três estatais.

Depois de anos de espera, que provocaram descrença entre os interessados, a medida foi divulgada pelo Ministério da Economia na quarta-feira (29), nove dias após a aplicação da reforma em uma economia majoritariamente estatal.

“A medida autoriza a criação desses novos atores econômicos, que já podem proceder à sua constituição como pessoas jurídicas, para exercer suas atividades econômicas", informou o ministério em nota divulgada pela imprensa local.

Trabalhadora coloca placa de "aberto" na porta de uma loja em San Jose de las Lajas, em Cuba
Trabalhadora coloca placa de "aberto" na porta de uma loja em San Jose de las Lajas, em Cuba - Yamil Lage-18.jun.20/AFP

As novas empresas provêm de 11 das 15 províncias do país. Treze delas serão dedicadas à produção de alimentos, seis à indústria, três a atividades de reciclagem e outras três, a atividades tecnológicas.

Segundo a nota, 20 dessas companhias são uma reconversão do trabalho autônomo —até agora a única forma de trabalhar no setor privado— para a nova forma de gestão não estatal, enquanto as outras são recém-criadas.

Grande parte dos mais de 600 mil autônomos —baseados no setor de serviços, principalmente restaurantes, transporte e conserto de equipamentos— devem ser a fonte principal das micro, pequenas e médias empresas privadas, que desapareceram do país em 1968, quando Fidel Castro começou a aderir ao modelo estatal soviético e as nacionalizou.

As empresas recém-autorizadas poderão se beneficiar de créditos em moeda estrangeira a partir da próxima segunda-feira —até o momento, elas só podiam ter acesso a empréstimos bancários em pesos cubanos.

De acordo com o Ministério da Economia, os demais pedidos de abertura de empresas, apresentados desde o dia 20, estão em tramitação. “Até agora, nenhum foi negado”, afirma a nota.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.