Descrição de chapéu Ásia talibã drogas

Talibã submete dependentes químicos a abstinência forçada no Afeganistão

Para o regime fundamentalista que assumiu poder no país, situação dos usuários de drogas no país é intolerável

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dependente químico tem cabeça raspada ao ser admitido em centro de reabilitação em Cabul

Dependente químico tem cabeça raspada ao ser admitido em centro de reabilitação em Cabul Bulent Kilic/AFP

Cabul | AFP

Silhuetas fantasmagóricas ocupam o vão da ponte Pul-e-Sukhta, ponto de descarte do esgoto em Cabul, entre sacos de areia, travesseiros, cobertores e seringas. São usuários de drogas, que se reúnem no local e por vezes morrem ali, longe dos olhos dos demais moradores da capital do Afeganistão.

A situação é intolerável para a polícia do Talibã, grupo fundamentalista islâmico que retomou o poder em meados de agosto. Mas a dependência de drogas é um problema sério no país: são cerca de 4 milhões de usuários, ou cerca de 10% da população, um recorde mundial apontado por relatórios internacionais.

Para lidar com os dependentes químicos, os talibãs multiplicaram recentemente blitze em locais como a ponte Pul-e-Sukhta para encaminhá-los a centros de reabilitação a exemplo do hospital Ibn Sina, situado em uma antiga base militar.

Em uma operação recente, dois combatentes armados com fuzis M16 e AK47 chegaram ao local, dispararam tiros de aviso e usaram violência para colocar os usuários em ambulâncias que então se dirigiram para o centro médico.

“É a política do emirado islâmico, [eles] detêm cada vez mais. Querem limpar a cidade daqueles que a sujam e, quando temos lugar, vão buscá-los” relata o médico Ahmad Zoher Sultani, diretor do hospital. “Atualmente, nossos mil leitos estão quase todos ocupados.”

O local não tem cobrado pelas internações há pelo menos quatro meses. Na manhã da última segunda-feira (18), Emal, 36, chegou arrastando os pés à sala de registro de novos pacientes, onde um voluntário o recebeu —alguns desses são ex-dependentes. Sem trabalho, o pai de três filhos foi admitido pela quarta vez no local.

Na sequência veio Bilal Ahmad, 22. Magro e aparentando estar assustado, ele se disse dependente de metanfetamina e afirmou ter passado pelo programa há um ano e meio. “Estou feliz de estar aqui”, relatou, ainda que seu olhar parecesse indicar o contrário. “Em 45 dias, se Deus quiser, poderemos voltar para casa.”

Na chegada, os dependentes são inspecionados minuciosamente. Em grupos de seis, são levados a um bloco onde ficam os chuveiros. Lá, recebem camisetas e calças, bastante largas para os corpos geralmente esguios, e xampu. Em seguida, barbeiros raspam suas cabeças —mas não a barba, conforme a determinação do Talibã para homens no Afeganistão.

Depois, são conduzidos a outro bloco, onde ficam os dormitórios. Dois enfermeiros medem a pressão arterial, o pulso cardíaco e a temperatura de cada um.

Os dependentes passam por uma reabilitação à força. Para os dependentes de ópio o centro admite a administração de pequenas doses de metadona, um opioide, para evitar crises de abstinência; mas os viciados em metanfetamina não recebem nada nos 45 dias de tratamento.

Durante esse período, os homens acabam passando o dia na cama, em quartos coletivos, ou agachados no pátio, aproveitando o sol —enquanto o outono (no hemisfério Norte) permitir.

No dia da admissão de Ahmad e Emal, um dos dormitórios estava ocupado por cerca de 30 homens, de todas as idades, deitados embaixo de cobertas. Um deles, com jeito infantil, tocava uma flauta de bambu. Outro, levando a mão à boca, dizia ter fome.

O centro tem quase um ano de reservas de alimento e oferece três refeições ao dia, segundo o médico Sultani, que mostra à reportagem da agência de notícias AFP um estoque cheio de sacos de arroz e conservas.

“Estamos em um bairro com má reputação”, diz. “Em 15 de agosto, o dia em que Cabul caiu nas mãos dos talibãs, centenas de pessoas vieram nos saquear. Mas resistimos, com nossos pacientes. Conseguimos tirá-los daqui.”

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.