Descrição de chapéu Europa

Parlamentar conservador morre após ser esfaqueado na Inglaterra

David Amess, 69, estava em reunião em igreja quando foi atacado; polícia classifica episódio como terrorismo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BAURU (SP)

Um membro do Parlamento britânico morreu após ser esfaqueado enquanto se reunia com eleitores em uma igreja na cidade de Leigh-on-Sea, no condado de Essex, no leste da Inglaterra. David Amess, 69, era do Partido Conservador, o mesmo do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson.

Horas mais tarde, a Polícia Metropolitana informou que considera o ataque um "incidente terrorista" e que a investigação caberá à divisão especializada em terrorismo. Segundo o órgão, investigações preliminares apontam que o atentado pode estar relacionado ao extremismo islâmico.

O parlamentar estava na Igreja Metodista de Belfairs, sede escolhida para um encontro quinzenal entre os membros do Legislativo e seu eleitorado. Uma placa na entrada da igreja diz "todos são bem-vindos aqui: onde velhos amigos se encontram e estranhos se sentem em casa". Testemunhas disseram que um homem com uma faca entrou no prédio e atacou Amess, sem motivação aparente.

O conservador chegou a receber cuidados médicos dentro da igreja, mas não resistiu aos ferimentos.

David Amess, membro do Parlamento britânico, foi esfaqueado e morto durante reunião com eleitores em Essex, na Inglaterra
David Amess, membro do Parlamento britânico, foi esfaqueado e morto durante reunião com eleitores em Essex, na Inglaterra - Divulgação/Parlamento do Reino Unido

Em uma publicação no Twitter, a polícia de Essex disse ter chegado ao templo pouco depois das 12h (8h no horário de Brasília). No local, um homem de 25 anos ainda não identificado publicamente foi preso, e uma faca, apreendida. "Não estamos procurando mais ninguém em conexão com o incidente e não acreditamos que haja uma ameaça em andamento para a população em geral", escreveu a corporação.

Imagens da emissora britânica Sky News mostraram grupos de policiais armados do lado de fora da igreja, bem como várias ambulâncias. Um porta-voz da igreja não quis comentar o caso.

Segundo o jornal The Guardian, oficiais das unidades antiterrorismo do país estavam monitorando a situação e sendo atualizadas sobre os detalhes do crime.





A morte de Amess agora se soma a uma estatística no Reino Unido que preocupa mais que a violência envolvendo armas de fogo, como ocorre nos Estados Unidos e em grande parte da América Latina.

Desde que o governo britânico endureceu a legislação sobre o tema, o país tem um dos mais rígidos controles sobre posse de armas na Europa —o episódio que estimulou a mudança na lei foi um ataque a tiros em que 15 crianças e uma professora foram assassinadas na Escócia, em 1996.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas, o Reino Unido registrou mais de 41 mil crimes envolvendo facas entre março de 2020 e março de 2021. O levantamento inclui homicídios e tentativas de assassinato, ameaças de morte, agressões/lesões corporal, roubos, estupros e agressões sexuais.

O número representa uma queda de 15,3% em relação ao período anterior —o que pode ser explicado por uma diminuição da criminalidade no período mais severo da pandemia de coronavírus. Em relação a 2010/11, porém, o índice de ocorrências envolvendo facas cresceu 27,4%.

Católico devoto, Amess era casado e pai de quatro filhas e um filho. Foi eleito pela primeira vez para o Parlamento para representar a cidade de Basildon em 1983 e depois se candidatou pelo distrito de Southend West em 1997. Em seu site, elencava "bem-estar animal e questões pró-vida" entre os principais interesses —era conhecido por ser um dos legisladores mais dedicados ao ativismo antiaborto no país.

Segundo a imprensa britânica, Amess pediu, no início do ano, um aprimoramento das medidas preventivas contra crimes cometidos com facas. O parlamentar também se opunha a projetos de lei que promovem direitos LGBTQIA+, como o que reconhece a legitimidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

O esfaqueamento desta sexta ecoa dois casos: em 2010, Stephen Timms, parlamentar trabalhista, sobreviveu a um ataque parecido em seu gabinete. Já em 2016, a deputada Jo Cox, também trabalhista, foi assassinada aos 41 anos por um ultranacionalista de extrema direita no período que antecedeu o referendo em que os britânicos votariam pelo brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia.

Timms, nas redes sociais, disse estar chocado com o ataque a Amess. A fundação criada em homenagem a Cox, assim como o viúvo da parlamentar, também se manifestaram. "Atacar nossos representantes eleitos é atacar a democracia. Não há justificativa. É o [ato] mais covarde possível", afirmou Brendan Cox.

O premiê Boris Johnson afirmou que os britânicos estão com os corações "cheios de choque e tristeza" devido ao assassinato. "David foi um homem que acreditou apaixonadamente neste país e em seu futuro, e hoje perdemos um excelente servidor público e um amigo e colega muito querido."

Mais cedo, a esposa de Boris, Carrie, que foi diretora de comunicação do Partido Conservador, descreveu como "absolutamente devastadora" a notícia da morte de Amess. "Ele era extremamente gentil e bom. Um enorme amante dos animais e um verdadeiro cavalheiro. Isso é completamente injusto."

O príncipe William, que destacou os 40 anos em que o parlamentar "se dedicou à comunidade" se disse triste e chocado com o crime.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.