Estátua de George Floyd é vandalizada pela segunda vez em Nova York

Busto foi coberto de tinta prateada por skatista, afirma polícia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma estátua em homenagem a George Floyd, símbolo da luta contra a violência policial e o racismo nos Estados Unidos, foi vandalizada pela segunda vez, em Nova York.

O busto feito de madeira pelo artista Chris Carnabuci foi manchado com tinta prateada na manhã deste domingo (3). Segundo a polícia, um vídeo mostra um skatista não identificado jogando tinta no monumento e fugindo em seguida.

Imagem retirada de vídeo da polícia de Nova York mostra estátua de George Floyd sendo coberta de tinta no domingo
Imagem retirada de vídeo da polícia de Nova York mostra estátua de George Floyd sendo coberta de tinta no domingo - NYPD/via Reuters

Duas estátuas que ficam ao lado da de Floyd —em homenagem ao ativista pelos direitos civis John Lewis e a Breonna Taylor, mulher negra que foi morta pela polícia no Kentucky no ano passado— não foram tocadas.

A estátua de Floyd já havia sido atacada cinco dias depois de ser inaugurada, em 19 de junho —data em que os EUA comemoraram pela primeira vez como feriado nacional o dia que marca o fim da escravidão no país. Na ocasião, foi coberta de tinta preta e pichada com a inscrição "Patriot Front" (frente patriota), nome de um grupo neonazista americano.

Em Newark, no estado de Nova Jersey, outra estátua que homenageia Floyd amanheceu vandalizada em 24 de junho. A escultura de bronze com mais de 300 kg, que o retrata sentado em um banco em frente à prefeitura da cidade, foi pichada com tinta preta e recebeu inscrições com referência ao grupo neonazista.

Cerimônia de inauguração da estátua feita pelo artista Chris Carnabuci em homenagem a George Floyd, em Nova York
Cerimônia de inauguração da estátua feita pelo artista Chris Carnabuci em homenagem a George Floyd, em Nova York - Ed Jones - 19.jun.21/AFP

Depois dos incidentes, o monumento nova-iorquino, que ficava em uma avenida da região do Brooklyn, foi transferido para a Union Square, no coração de Manhattan.

Morto por um policial branco em maio de 2020, durante uma abordagem desastrosa em Minneapolis, Floyd tornou-se um ícone do movimento Vidas Negras Importam, que luta pelo fim do assassinato de negros pela polícia americana.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.