Ex-presidente americano Bill Clinton é internado com infecção na Califórnia

Porta-voz afirma que político está bem e que seu quadro não tem relação com a Covid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-presidente americano Bill Clinton, 75, foi transferido na noite desta quinta-feira (14) para a UTI de um hospital em Irvine, na Califórnia.

De acordo com um comunicado de seu porta-voz, Angel Ureña, o político deu entrada no hospital na última terça (12). O texto, que não informa os motivos da internação inicial, ressalta que o quadro não tem relação com o coronavírus.

"Ele está se recuperando, de bom humor e extremamente grato aos médicos, enfermeiros e equipe que lhe prestaram um excelente atendimento", diz a nota.

O ex-presidente americano Bill Clinton discursa em convenção do Partido Democrata - Robyn Beck - 26.jul.16/AFP

Segundo a rede CNN, Clinton teria sido transferido para a UTI para manter sua privacidade, não porque precisa de terapia intensiva, e está consciente, andando e conversando normalmente com familiares e sua equipe.

A emissora também informou que o ex-presidente se sentiu mal nesta semana depois de participar de eventos de sua fundação —para os quais ele viajou à Califórnia, retomando uma agenda que ficara paralisada por meses devido às restrições de viagens impostas pela pandemia.

O jornal americano The New York Times noticiou que o quadro evoluiu de uma infecção urinária para uma sepse. O médico e comentarista da CNN Sanjay Gupta, citando a equipe médica, disse que a infecção se espalhou para a corrente sanguínea.

Clinton, que ocupou a Presidência dos EUA em dois mandatos, de 1993 a 2001, tem um histórico de problemas de saúde desde que deixou o cargo. Em 2004, ele passou por uma cirurgia de coração para a colocação de pontes de safena, depois de ter se queixado de dores no peito e dificuldades para respirar. Em 2010, fez novo procedimento.

Anos antes, ele extraiu um carcinoma das costas, em 2001, e precisou remover uma lesão pré-cancerosa do nariz, em 1996, e um cisto benigno do peito um ano antes.

Um comunicado do hospital nesta quinta, assinado pelos médicos Alpesh Amin e Lisa Bardack, informou que o tratamento está surtindo efeito e que o ex-presidente responde bem à medicação.

"Clinton deu entrada no hospital para monitoramento do quadro e a administração de antibióticos intravenosos e soro. Ele permanece internado para observação", diz o texto. "Após dois dias de tratamento, a taxa de glóbulos brancos está diminuindo e ele está respondendo bem aos antibióticos."

O comunicado afirma ainda que a equipe da Califórnia está em contato direto com os médicos do ex-presidente em Nova York, incluindo seu cardiologista.

"Esperamos mandá-lo para casa em breve", finaliza o texto, sem fazer menção a uma possível data para alta.

Bill Clinton nasceu no Arkansas e foi procurador-geral e governador do estado antes de chegar à Presidência, sucedendo o republicano George H.W. Bush. Ele é casado com Hillary Clinton, que foi senadora, secretária de Estado na gestão Barack Obama e candidata a presidente —ela acabou derrotada por Donald Trump em 2016, numa campanha da qual ele participou ativamente.

Seu governo, do qual saiu com popularidade em alta, apesar de não ter feito o sucessor (Al Gore foi derrotado por George W. Bush), foi marcado por um bom desempenho da economia e por um escândalo sexual envolvendo a ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky —caso classificado por ele anos mais tarde, em sua biografia, como "imoral e tolo".

O episódio rendeu ao então presidente um pedido de impeachment, com as acusações de obstrução da Justiça e falso testemunho frente a um júri de inquérito. O processo foi aprovado na Câmara em 1998, mas acabou barrado no Senado no ano seguinte, com a absolvição do democrata.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.