Descrição de chapéu Ásia

Incêndio mata ao menos 46 pessoas e deixa mais de 40 feridos em Taiwan

Fogo destruiu edifício de 13 andares, habitado por moradores com poucos recursos, incluindo idosos e pessoas com deficiência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Taipé (Taiwan) | Reuters

Um incêndio em um prédio residencial na cidade de Kaohsiung, no sul de Taiwan, matou ao menos 46 pessoas e feriu outras 41 na madrugada desta quinta-feira (14).

Segundo as autoridades locais, o fogo começou pouco antes das 3h (horário local) e destruiu grande parte do edifício de 13 andares antes que os bombeiros controlassem as chamas. O imóvel havia sido construído há 40 anos.

A corporação informou que cerca de 140 veículos, entre caminhões de bombeiros e ambulâncias, foram enviados para conter o incêndio e socorrer as vítimas. Além disso, quase 400 pessoas trabalharam nas operações de resgate.

x
Bombeiros tentam controlar o incêndio que destruiu um prédio na cidade de Kaohsiung, no sul de Taiwan - Corpo de Bombeiros de Kaohsiung/ via AFP

As dimensões dos danos só puderam ser avaliadas com mais clareza após o amanhecer. Todos os andares do prédio foram afetados pelas cinzas, e a maioria das mortes se concentrou entre o 7º e o 11º andares, que eram de uso residencial. Os primeiros cinco andares, de ocupação comercial, estavam vazios.

Em uma publicação no Facebook, a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, prometeu esforços para realocar moradores e oferecer assistência às famílias dos mortos e feridos. "Apresentamos as nossas mais sinceras condolências às vítimas desse grave acidente e esperamos uma rápida recuperação dos feridos", disse.

À agência de notícias Reuters o prefeito Chen Chi-mai disse que o prédio estava parcialmente abandonado, tendo anteriormente abrigado restaurantes, salas de karaokê e um cinema.

Segundo policiais, o edifício era habitado principalmente por pessoas com poucos recursos, incluindo muitos idosos e pessoas com deficiência. À agência de notícias AFP um agente disse que a hipótese de que o incêndio tenha começado de forma intencional não está descartada.

Taiwan é uma ilha frequentemente afetada por terremotos e tufões e, por isso, tem códigos rígidos de construção e um histórico relativamente positivo em termos de segurança durante tragédias naturais. Edifícios antigos, porém, mostram-se um dos pontos fracos do território.

Segundo a AFP, o incêndio desta quinta foi o mais mortal em Taiwan desde 1995, quando 64 pessoas morreram um clube de karaokê lotado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.