Ministro britânico erra significado de 'misoginia' e é corrigido por jornalista

Dominic Raab foi criticado por dizer que termo pode designar ódio de mulheres contra homens

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP

O ministro da Justiça britânico, Dominic Raab, foi corrigido por uma apresentadora de TV ao errar o significado da palavra "misoginia" durante uma entrevista nesta quarta-feira (6).

Raab disse que misoginia diz respeito à atitude de um homem contra uma mulher ou de uma mulher contra um homem, quando na verdade designa o ódio dirigido especificamente às mulheres.

O ministro da Justiça britânico, Dominic Raab, em conferência do Partido Conservador
O ministro da Justiça britânico, Dominic Raab, em conferência do Partido Conservador - Paul Ellis - 6.out.21/AFP

Misoginia é um dos temas do momento no Reino Unido, em meio a vários crimes que abalaram o país, incluindo feminicídios. Entre os casos está o de estupro e assassinato da londrina Sarah Everard, cometidos por um policial condenado a prisão perpétua na semana passada.

Na terça-feira (5), o governo britânico anunciou uma investigação para entender como foi possível ignorar os vários sinais alarmantes sobre o comportamento do agente. As autoridades também querem examinar possíveis "problemas culturais" dentro da polícia.

Grupos de ativistas lutam para que a misoginia seja incluída na lista de crimes de ódio, como os cometidos por causa da orientação sexual ou de religião, algo que o premiê Boris Johnson e o ministro da Justiça descartaram. "Acredito que vemos, com frequência, [...] pessoas que tentam legislar sobre o que é um problema de aplicação da lei", disse Raab, ex-ministro das Relações Exteriores, à BBC.

Na sequência, para reforçar seu argumento, considerou que "misoginia é errado, seja de um homem contra uma mulher ou de uma mulher contra um homem".

Ao ser confrontado com o erro, o ministro se esquivou da pergunta: "Se falarmos de insultos baseados no sexismo, não acho que criminalizar esse tipo de coisa vá resolver o problema de fundo do caso Everard".

As declarações de Raab foram alvo de memes na internet. A porta-voz do Partido Liberal-Democrata para questões de igualdade, Wera Hobhouse, considerou que "não surpreende que os conservadores não consigam combater a misoginia, já que seu ministro da Justiça nem parece saber o que é".

Alguns lembraram outras gafes de Raab. Em novembro de 2018, quando era ministro do brexit, ele admitiu desconhecer a importância estratégica do porto inglês de Dover, por onde transitam 17% do comércio total de mercadorias do país.

Raab, que substituiu interinamente Boris em abril após a internação do primeiro-ministro devido a uma infecção por coronavírus, é casado com uma brasileira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.