Descrição de chapéu COP26 mudança climática

Rainha Elizabeth cancela ida à COP26 por recomendação médica

Chefe da monarquia britânica iria comparecer ao evento na Escócia sobre crise do clima

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

O Palácio de Buckingham anunciou nesta terça-feira (26) que a rainha Elizabeth, 95, não comparecerá à COP26, conferência sobre o clima que começa neste fim de semana em Glasgow, na Escócia.

Um comunicado divulgado pela realeza informou que a chefe da monarquia vai atender à recomendação médica para descansar e participará do evento apenas com uma mensagem gravada em vídeo. A decisão, segundo um representante do palácio disse à agência Reuters, é uma precaução, já que o estado geral de Elizabeth é considerado bom.

"Seguindo o conselho para descansar, a rainha está realizando apenas tarefas leves no castelo de Windsor", diz o texto. Nesta terça, ela participou de forma virtual da recepção a diplomatas da Suíça e da Coreia do Sul e, segundo a imprensa britânica, teria uma audiência com o ministro das Finanças.

A rainha Elizabeth com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em evento no castelo de Windsor - Alastair Grant - 19.out.21/AFP

O estado de saúde da rainha tem sido destaque nos últimos dias, desde que, na última quarta-feira (20), ela passou a noite no hospital para "exames preliminares". Na sequência, o palácio noticiou que ela cancelaria uma viagem oficial à Irlanda do Norte, onde estava previsto um encontro com a população —incluindo alunos da escola de Hillsborough, segundo o jornal The Guardian.

A realeza informou da internação apenas quando a rainha já havia deixado o hospital, acrescentando que ela estava em bom estado e que retomara os trabalhos na quinta (21).

Uma pessoa próxima à monarquia ouvida pela Reuters disse que Elizabeth ficou no hospital por questões práticas e que sua equipe médica adotou uma abordagem cautelosa.

Antes da internação, outro fato que chamou a atenção foi a rainha ter sido vista usando uma bengala, pela primeira vez sem motivo médico específico, em um grande evento público —em 2003 e 2004, após uma operação no joelho, ela já tinha aparecido com o item.

Soma-se às preocupações a recente recomendação da equipe médica da família real para que a rainha deixasse de ingerir bebidas alcoólicas diariamente, segundo noticiou a revista Vanity Fair —de acordo com a publicação, ela gosta de beber, quase todas as noites, um dry martini.

A ausência de Elizabeth na COP26 será sentida também porque ela vinha se envolvendo pessoalmente em assuntos ligados à conferência. Na semana passada, por exemplo, participou de encontro com empresários sobre investimentos sustentáveis.

No último dia 15, foi flagrada por microfones de uma emissora de TV criticando autoridades que, segundo ela, "falam, mas não agem", referindo-se a promessas de líderes mundiais para aumentar o foco em medidas contra o aquecimento global.

Na mesma ocasião, a rainha se mostrava animada para participar do evento. "Extraordinário, não é? Estou acompanhando tudo sobre a COP. Ainda não sei quem vem", afirmou em uma conversa informal com Camilla, esposa de seu filho Charles, e Elis Jones, presidente da Câmara galesa.

Apesar do cancelamento da ida de Elizabeth, a família real britânica ainda estará presente na COP26, na figura dos príncipes Charles e William. Este último também vem defendendo que os países aumentem os esforços relacionados ao meio ambiente e, recentemente, pediu mais do que palavras e e criticou a corrida pelo turismo espacial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.