Carro avança sobre desfile de Natal nos EUA e deixa 5 mortos e mais de 40 feridos

Motorista fugia de uma disputa doméstica, e polícia descarta hipótese de ato terrorista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Waukesha (Wisconsin) | Reuters e AFP

Um veículo passou sobre um grupo que acompanhava um desfile de Natal lotado na noite deste domingo (21) no estado de Wisconsin, nos Estados Unidos, deixando 5 mortos e ao menos 48 feridos, segundo informou o departamento de polícia local em sua página no Facebook.

O caso aconteceu na cidade de Waukesha, a 32 quilômetros de Milwaukee, maior cidade do estado, pouco antes das 17h no horário local (20h em Brasília). Testemunhas e a imprensa local relataram que tiros foram disparados do veículo enquanto ele avançava pelo desfile, mas a polícia não confirmou a informação. As vítimas tinham entre 52 e 81 anos.

O motorista foi identificado com Darrell Brooks, 39, e já está sob custódia, informou o chefe da polícia local, Daniel Thompson, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (22). No momento do incidente, ele estava em fuga depois de um caso de briga doméstica, o que fez as forças de segurança descartarem a hipótese de terrorismo.

Polícia isola cena do atropelamento em Wisconsin, nos Estados Unidos, que deixou mais de 40 feridos - Jim Vondruska/Getty Images/AFP

Segundo Thompson, Brooks será acusado pelo homicídio das cinco vítimas. A procuradoria do condado de Milwaukee divulgou um comunicado nesta segunda detalhando acusações pendentes contra o suspeito e afirmou conduzir uma revisão interna da decisão que envolve a recomendação de fiança em uma passagem anterior dele no sistema criminal.

"A recomendação do estado nesse caso foi desproporcionalmente baixa tendo em vista a natureza das acusações recentes e de acusações pendentes contra o senhor Brooks", diz o texto, em referência ao episódio deste domingo.

A transmissão do desfile feita pela prefeitura na internet capturou o momento em que uma SUV vermelha avança sobre as pessoas. Em outro vídeo, a polícia aparece para abrir fogo contra o veículo, que se choca contra as barreiras da rua.

Um agente chegou a disparar contra o carro na tentativa de impedir que ele atingisse os presentes.

Uma mulher disse à rede de TV Fox6 que o carro atingiu um grupo de dança de meninas entre 9 e 15 anos. A testemunha relatou que a reação imediata foi o silêncio, seguido por gritos, corrida e busca por feridos.

Outra testemunha relatou que o motorista atingiu um grupo de dança de mulheres idosas e que pelo menos uma pessoa voou sobre o capô do carro, de acordo com a WISN-TV de Milwaukee, uma afiliada local da rede de TV ABC. Segundo pessoas presentes, o veículo trafegava a uma velocidade de cerca de 65 km/h quando atingiu a multidão, disse a estação de TV.

Fotos e vídeos de Waukesha circulando no Twitter mostraram carros de polícia e ambulâncias lotando uma rua enfeitada com luzes de Natal após o incidente.

"Enquanto caminhávamos de volta entre os prédios, vimos uma SUV atravessando, que pisou fundo no acelerador e disparou a toda velocidade em direção ao desfile. E então ouvimos um grande estrondo, com gritos ensurdecedores e gritos de pessoas que foram atingidas pelo veículo ", disse Angelito Tenorio, vereador na vizinha West Allis, ao jornal Milwaukee Journal Sentinel.

O presidente dos EUA, Joe Biden, foi informado por assessores sobre o episódio, disse um funcionário da Casa Branca. "Nossos corações estão com todos os que foram afetados por este terrível acidente. Entramos em contato com as autoridades estaduais e locais para oferecer qualquer apoio e assistência conforme for necessário", afirmou a Presidência em comunicado.

Cadeiras usadas para assistir ao desfile em Waukesha ficam abandonadas após um carro ferir mais de 40 e matar 5 - Cheney Orr - 22.nov.21/Reuters

Em nota compartilhada nas redes sociais às 20h do horário local, o hospital Children's Wisconsin, voltado para a infância e a adolescência, informou que recebeu 15 pacientes do incidente. Até aquele momento, não haviam sido registradas mortes.

Outro hospital, o Aurora Medical Center, informou que estava tratando 13 pacientes, incluindo 3 em estado crítico. Funcionários do hospital Froedtert disseram que também receberam feridos, mas não especificaram quantos.

De acordo com informações iniciais fornecidas pelo comandante do corpo de bombeiros, Steven Howard, 11 adultos e 12 menores de idade foram levados para seis hospitais da região.

As escolas do ensino básico amanheceram fechadas nesta segunda-feira (22), e uma equipe foi disponibilizada para alunos que precisassem de apoio, segundo as autoridades locais.

Este foi o 58º desfile de Natal de Waukesha, um evento anual que foi cancelado no ano passado em razão da pandemia de Covid-19. O tema da edição deste ano foi "conforto e alegria".

A tragédia aconteceu em uma semana conturbada no estado do Wisconsin, após Kyle Rittenhouse, jovem branco de 18 anos que matou a tiros dois homens durante protestos antirracistas na cidade de Kenosha, localizada a 80 quilômetros de Waukesha, ser considerado inocente de todas as acusações. A absolvição levou a protestos em diversas cidades americanas.

Erramos: o texto foi alterado

A capital do estado de Wisconsin é Madison, e não Milwaukee, como afirmava versão anterior desta reportagem. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.