Descrição de chapéu Aeroin

Empresa faz voo com avião comercial Airbus A340 para a Antártida pela 1ª vez

Pouso exigia pilotos experientes que passaram por um treinamento específico no simulador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aeroin

Uma empresa aérea portuguesa, a HiFly, fez história ao realizar o primeiro pouso do quadrijato Airbus A340 no continente gelado da Antártida.

Liderado pelo comandante Carlos Mirpuri, o A340-300, de matrícula 9H-SOL, pousou na pista gelada de Wolfs Fang, na Antártida, após ter decolado da Cidade do Cabo, na África do Sul. O voo de 2.500 milhas náuticas (4.630 km) foi cumprido em 5 horas e 10 minutos, levando apenas 23 pessoas a bordo, sendo a maioria turistas que pegaram o primeiro voo disponível na temporada de exploração.

Avião Airbus A340-300 da empresa portuguesa HiFly pousa na Antártica em novembro. Foi o primeiro voo do tipo dessa aeronave comercial, entre a África do Sul e a Antártica. Foto: Marc Bow/Divulgação
Avião Airbus A340-300 da empresa portuguesa HiFly na pista na Antártida - Marc Bow/Divulgação

A pista de Wolfs Fang não possui posto de abastecimento de aeronaves e, por causa disso, o A340 teve que levar o combustível para voltar, totalizando 77 toneladas de querosene de aviação.

O pouso trazia seus riscos, já que o aeroporto é de categoria C, o que permite a operação apenas de pilotos experientes que passaram por um treinamento específico no simulador. Em suas anotações publicadas no site da Airbus, o comandante ressalta ainda que, exceto por este primeiro voo do A340, todos os tripulantes precisam ter observado a operação do cockpit antes de atuar.

Mirpuri destaca ainda que uma pista glacial é difícil. "A pista tendo um comprimento de 3.000 metros, pousar e parar um A340 tão pesado não seria um problema. Ao menos não no papel, já que um A340 nunca aterrissou em uma pista glacial antes."

Nenhuma empresa aérea do mundo havia voado com esse modelo de aeronave para a Antártida até hoje, sendo esse um feito histórico da HiFly, que ficou com o quadrijato apenas três horas no solo coberto de neve, apenas o necessário para descarregar a aeronave prepará-la para o voo de volta à África do Sul, que durou 5 horas e 20 minutos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.