Descrição de chapéu terrorismo talibã

Explosão no Afeganistão mata ao menos 3 em 5º atentado em 40 dias

Bomba atingiu mesquita frequentada por sunitas; ataques anteriores do Estado Islâmico tinham xiitas como alvo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cabul (Afeganistão)

Uma explosão deixou ao menos três mortos e 12 feridos nesta sexta-feira (12) em uma mesquita nos arredores de Jalalabad, no Afeganistão.

Sem dar detalhes, o governador da província informou que duas pessoas foram presas após o episódio, mas não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo aparente ataque. A explosão desta sexta repete um padrão de outros atentados cuja autoria o Estado Islâmico (EI) assumiu.

É o quinto incidente do tipo nos últimos 40 dias. O grupo terrorista se apresentou como o responsável por todos eles, dos quais três ocorreram às sextas-feiras, dia considerado sagrado pelos muçulmanos.

Homem ferido recebe atendimento médico em hospital em Jalalabad após explosão em mesquita
Homem ferido recebe atendimento médico em hospital em Jalalabad após explosão em mesquita - AFP

Em 3 de outubro, uma mesquita em Cabul foi atacada durante cerimônia em memória da mãe de Zabihullah Mujahid, porta-voz do grupo fundamentalista islâmico Talibã. Cinco dias depois, ao menos 55 pessoas morreram em um ataque semelhante em Kunduz.

Na semana seguinte, pelo menos 35 mortos e 70 feridos em uma explosão tripla em uma mesquita de Kandahar. No início deste mês, um ataque suicida matou mais 25 pessoas em um hospital de Cabul.

O número de vítimas nesta sexta ainda é incerto. Agências internacionais de notícias, como Reuters e Associated Press, ainda não confirmaram as mortes. Já a AFP, citando fontes de um hospital em Jalalabad, confirma ao menos três óbitos.

Segundo moradores locais, a explosão ocorreu por volta das 13h30, no horário local (6h em Brasília). Fotos publicadas nas redes sociais mostram o que seriam os corpos das vítimas em meio a escombros e vidro quebrado no interior da mesquita.

De acordo com testemunhas ouvidas pela AFP, uma bomba havia sido instalada em um alto-falante. Quando o equipamento foi ligado para iniciar o dia de orações na mesquita, os explosivos foram detonados. O imã local, sacerdote islâmico responsável por conduzir a cerimônia, está entre os feridos.

A mesquita atingida é frequentada por muçulmanos sunitas, a mesma vertente do islã seguida pelo EI e pelo Talibã, que retomou o poder no Afeganistão em agosto após a retirada das tropas ocidentais que permaneceram no país por duas décadas.

Mesmo que ambos os grupos extremistas sejam sunitas e radicais, o Estado Islâmico e o Talibã são rivais. A ramificação afegã da facção jihadista, o Estado Islâmico-Khorasan (EI-K), já reivindicou a autoria de quatro grandes atentados no país desde o retorno talibã ao poder, incluindo explosões em mesquitas xiitas e o ataque ao aeroporto de Cabul durante a retirada em massa de tropas ocidentais.

Jalalabad, onde ocorreu a explosão desta sexta-feira, é a capital da província de Nangarhar, que, por sua vez, é considerada um reduto do EI-K. Embora os ataques sangrentos indiquem uma escalada do terrorismo no Afeganistão, o Talibã, publicamente, tem minimizado as ações do Estado Islâmico.

Na quarta-feira (10), Mujahid, o porta-voz do grupo, disse que o EI-K "está mais ou menos sob controle" e "não é uma grande ameaça". Na ocasião, ele anunciou que 600 pessoas ligadas à facção rival já haviam sido presas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.