Descrição de chapéu África

General do Sudão nomeia novo governo chefiado por ele, e protestos voltam às ruas

Medida eleva pressão da população e da comunidade internacional, que veem resolução pacífica mais distante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cairo (Egito) | Reuters

Em meio à crescente pressão internacional contra o golpe de Estado no Sudão, o chefe do Exército, o general Abdel Fattah al-Burhan, nomeou nesta quinta-feira (11) um novo conselho de transição para comandar o país. Um ponto, porém, não muda: é o militar quem continuará liderando a nação.

O novo Conselho Soberano –órgão que já existia desde 2019 para preparar o país para a democracia– terá 14 membros. O grupo, segundo o líder, inclui civis que representam as regiões do Sudão, mas nenhum faz parte da coalizão política das Forças de Liberdade e Mudança (FFC), que compartilhava o poder com os militares antes do golpe. Burhan já chefiava o conselho antes do movimento.

O órgão também inclui representantes de grupos rebeldes que chegaram a um acordo de paz com o governo no ano passado. Eles se opuseram ao golpe de Estado, já que, na prática, o movimento encerrou o acerto de divisão de poder entre militares e civis estabelecido com a derrubada de Omar al-Bashir, em 2019. Antes do golpe, a previsão era de que eleições acontecessem no final de 2023.

O general sudanês Abdel Fattah al-Burhan em entrevista coletiva após o golpe de Estado no país - Ashraf Shazly - 26.out.21/AFP

Soma-se ainda ao descontentamento local e internacional o fato de que o vice de Burhan continuará a ser Mohamed Hamdan Dagalo, comandante das poderosas Forças de Apoio Rápido paramilitares.

Dagalo também ocupava o posto antes do golpe, mas à época o país era liderado junto ao premiê civil, Abdallah Hamdok, detido na tomada de poder e liberado e posto em prisão domiciliar um dia depois.

Burhan e Dagalo deveriam entregar a liderança a um civil nos próximos meses.

Aboulgasim Mohamed Burtum, integrante do conselho recém-nomeado e ex-parlamentar, disse à rede Sky News esperar que o novo governo seja bem recebido. "Somos civis, e os civis não são apenas Hamdok."

Ainda nesta quinta, o médico Mohamed Nagi Al-Assam, que se destacou no levante contra Bashir e foi um forte crítico do golpe, foi preso e levado para um local desconhecido, segundo um sindicato de médicos.

Em meio à escalada autoritária, a oposição do país, formada por grupos civis, tenta resistir por meio de manifestações, greves e comícios –os próximos atos estão previstos para sábado. Já na noite desta quinta, os manifestantes fecharam estradas e queimaram pneus em vários bairros da capital, Cartum.

A Associação de Profissionais do Sudão, uma das organizações de oposição ao golpe militar, disse não reconhecer as nomeações para o novo conselho. "Eles [integrantes do grupo] não têm legitimidade e serão recebidos apenas com desprezo e resistência", afirmou o grupo, em comunicado.

Já o ministro de Informação do Sudão, Hamza Balloul, ligado ao governo de Hamdok, disse que o anúncio era uma extensão do golpe e que estava confiante de que o povo sudanês poderia derrotá-lo.

A ONU, por sua vez, classificou o movimento de Burhan como "muito preocupante". A agência de notícias Reuters informou que, em fala a portas fechadas no Conselho de Segurança, o enviado para o Sudão, Volker Perthes, afirmou que "a janela agora está se fechando para o diálogo e uma resolução pacífica".

A tomada de poder pelos militares ocorreu em 25 de outubro, quando Burhan assumiu, e líderes civis, incluindo ministros e o premiê, foram presos. Logo após o golpe, sudaneses foram para as ruas protestar, mas os atos subsequentes têm sido prejudicados por um apagão de internet móvel em todo o país.

Nesta quinta, um juiz ordenou que duas empresas de telecomunicações e provedores locais restaurassem as conexões. Questionadas, as companhias disseram estar trabalhando para recompor as linhas.

Horas após o golpe, a Casa Branca suspendeu um pacote bilionário de ajuda ao país da África Oriental, e o Banco Mundial interrompeu sua assistência econômica, dizendo que um acordo para perdoar dezenas de bilhões de dólares de dívida externa estava em risco.

Dias depois, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, exortou Burhan a iniciar um diálogo para restaurar a transição democrática. As conversas foram seguidas de libertação dos ministros presos.

Os militares tentaram justificar o golpe com o receio de uma guerra civil, sem conseguir amealhar apoio de grande parte da população. Semanas antes do golpe, sudaneses foram às ruas pedir que a passagem do poder dos militares para os civis fosse acelerada, em atos impulsionados por uma tentativa anterior e fracassada de tomada de poder.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.