Jornal The New York Sun vai voltar online 13 anos após parar de circular

Com novo proprietário, periódico ampliará seção de opinião e vai focar cobertura regional, política e cultural

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York | The New York Times

O New York Sun, jornal diário impresso em tamanho standard que fechou em 2008 depois de ser publicado por seis anos, vai voltar a ser veiculado, agora online, anunciaram na quarta-feira (3) seu editor fundador e seu novo proprietário.

Seth Lipsky, editor chefe e ex-proprietário do Sun, vendeu a publicação por dinheiro e ações a Dovid Efune, até recentemente o editor chefe do The Algemeiner, periódico impresso e online voltado ao público judaico e sediado em Nova York. O anúncio foi feito por Lipsky e Efune, que não revelaram o valor da transação.

O The Sun vai voltar a sair com Lipsky ainda como editor chefe, enquanto Efune será o publisher e presidente.

Caixa de jornal com o The New York Sun, em Lower Manhattan, no ano em que parou de publicar edições impressas
Caixa de jornal com o The New York Sun, em Lower Manhattan, no ano em que parou de publicar edições impressas - Hiroko Masuike - 29.set.08 / The New York Times

Entrevistado por e-mail, Efune elogiou o Sun por "praticar precisamente o tipo de jornalismo que tanta falta faz no ambiente de mídia de hoje: baseado em valores, regido por princípios e constitucionalista". Ele disse ainda que não há planos de voltar a publicar edições impressas.

The Sun foi uma criação de Lipsky, ex-repórter e editorialista do Wall Street Journal. Em 1990 ele criou The Forward, uma versão em língua inglesa do venerável jornal homônimo publicado em iídiche. Foi editor chefe do jornal por dez anos.

The Sun, que recebeu o título de um jornal nova-iorquino publicado de 1833 a 1950, voltou às bancas de jornais sob a direção de Seth Lipsky em 2002 e em pouco tempo ganhou destaque por seu tom politicamente conservador. Antes de abandonar suas edições impressas, em 2008, tinha mais de cem funcionários em regime de tempo integral.

Desde que o Sun demitiu seus funcionários e deixou de aparecer nas bancas, o jornal conservou uma presença online modesta, publicando textos de opinião de Lipsky, seu antigo sócio comercial Ira Stoll e colaboradores freelancers. O site do Sun na internet também traz transcrições dos monólogos proferidos por Larry Kudlow, ex-diretor do Conselho Econômico Nacional sob a presidência de Donald Trump, em seu programa Fox Business.

Para o retorno, Efune disse que pretende ampliar a seção de opinião e contratar jornalistas e editores para cobrir política local e nacional, além de cultura e artes.

The Algemenener nasceu como publicação em iídiche em 1972 e passou a sair em inglês em 2008, o ano em que Efune tornou-se seu editor executivo. Efune disse que abriu mão desse cargo este ano, mas ainda faz parte do conselho editorial do jornal.

The Sun é o segundo periódico nova-iorquino a voltar a ser publicado neste ano, depois do The Village Voice.

Seth Lipsky disse que já admirava o trabalho de Dovid Efune no The Algemeiner havia anos e que está ansioso por trabalhar com ele, criando jornalismo que reforce "os valores americanos do constitucionalismo, da igualdade perante a lei e da liberdade individual".

Tradução de Clara Allain

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.