Descrição de chapéu América Latina

Governistas reconhecem vitória de Xiomara Castro na eleição em Honduras

Primeira mulher no cargo, esposa de ex-presidente Zelaya deve consolidar volta da esquerda 12 anos após golpe de Estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tegucigalpa (Honduras) | AFP e Reuters

O Partido Nacional de Honduras reconheceu nesta terça (30) a derrota nas eleições presidenciais e cumprimentou a esquerdista Xiomara Castro. Com 52% das urnas apuradas, a candidata do Libre (Partido Liberdade e Refundação) está 20 pontos percentuais à frente do governista Nasry Asfura.

"Hoje se vê o clima de paz e tranquilidade que existe no país, embora o Partido Nacional não tenha sido eleito para encabeçar o governo", disse à rádio América, uma das mais tradicionais do país, o secretário do comitê central da legenda, Kilvett Bertrand. "Desejamos o melhor aos vencedores das eleições."

Apoiadores comemoram vantagem de Xiomara Castro nas eleições presidenciais em Honduras - Jose Cabezas/Reuters

Horas depois, o próprio Asfura reconheceu a derrota e parabenizou a rival, em discurso transmitido pela TV. Comunicado assinado pelo presidente da legenda disse que o grupo agora assumirá o papel de oposição construtiva.

Observadores internacionais criticaram a demora na apuração e a paralisação da contagem por mais de 24 horas. "Espero que não haja um atraso de muitos dias [até o resultado oficial]", disse Luis Guillermo Solis, chefe da missão da OEA (Organização dos Estados Americanos), que elogiou a ausência de manifestações políticas violentas.

Segundo os delegados da União Europeia, porém, o Partido Nacional, legenda do atual presidente, Juan Orlando Hernández, usou recursos do Estado na campanha. "A mídia estatal favoreceu visivelmente o partido no poder e seu candidato presidencial", afirmou a chefe da missão, Zeljana Zovko, que destacou também o aumento da distribuição de recursos em programas sociais.

Esposa de Manuel Zelaya, deposto por um golpe de Estado em 2009, Xiomara deve ser a primeira mulher a governar o país, se o resultado se confirmar —Honduras não tem segundo turno na eleição presidencial .

A chegada dela ao poder, com promessas de conciliação, encerrará a hegemonia de 12 anos do Partido Nacional. O direitista Hernández termina seu segundo mandato envolvido em denúncias de tráfico de drogas nos Estados Unidos —ele nega qualquer irregularidade.

O Libre também conquistou neste pleito as prefeituras das duas maiores cidades do país, a capital Tegucigalpa e San Pedro Sula.

A equipe de Xiomara já está preparando a transição de governo, e uma das primeiras ações deve ser tentar negociar um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para reduzir o pagamento da dívida com o órgão, informou nesta terça Hugo Noe, um dos chefes da campanha da esquerdista.

"Um diálogo com o FMI começou", disse à agência de notícias Reuters. "Obviamente, vai depender das condições. Se tiver algum grau de flexibilidade que se alinhe às políticas do Libre, existe a possibilidade de acordo." Noe, ex-ministro das Finanças e ex-chefe do Banco Central, enfatizou que um governo liderado por Xiomara não iria "aumentar ou criar novos impostos".

A economia hondurenha encolheu 9% no ano passado, atingida pela pandemia de coronavírus e por dois furacões que afetaram o coração industrial do norte do país. A dívida externa do país hoje chega a US$ 15,2 bilhões (R$ 85,7 bilhões), o equivalente a 57% do PIB local. Os pagamentos consomem mais de 30% do Orçamento do governo, reduzindo a margem para gastos com educação e saúde.

Outra medida que se espera de Xiomara é estabelecer laços diplomáticos com a China continental, não mais com Taiwan —Honduras é um dos 15 Estados do mundo que mantêm uma embaixada da ilha asiática, considerada uma província rebelde pelo governo comunista de Pequim.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Taiwan, Joanne Ou, afirmou nesta terça que a ilha "continua a fortalecer a comunicação em todos os níveis da sociedade e com amigos importantes para explicar as intenções positivas de aprofundar os laços amigáveis e boas relações bilaterais cooperativas".

Na última semana, o regime chinês acusou os Estados Unidos de pressão sobre o governo hondurenho para que o país mantivesse relações com Taiwan. Em resposta, a ilha pediu que o país caribenho não se deixa levar por promessas "espalhafatosas e falsas" de Pequim.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.