Descrição de chapéu
Yang Wanming

Plenária do Partido Comunista Chinês abre nova jornada para mais um século de vitórias

Documento produzido durante evento conecta o passado, o presente e o futuro da legenda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Yang Wanming

Embaixador da China no Brasil

No ano em que se celebra o centenário do Partido Comunista da China (PCCh) e se inicia uma nova jornada na China para concretizar a segunda meta centenária, realizou-se em Pequim, entre 8 e 11 de novembro, a 6ª Sessão Plenária do 19º Comitê Central do PCCh.

O resultado mais importante dessa reunião foi a deliberação e a aprovação de uma terceira resolução histórica, nomeadamente Resolução do Comitê Central do Partido Comunista da China sobre as Grandes Conquistas e Experiências Históricas na Luta Centenária do Partido. Com uma retrospectiva sistemática sobre os eventos e as experiências de maior relevância em cem anos de história, o documento conecta o passado, o presente e o futuro do partido e pode ser entendido em três perspectivas.

O líder da China, Xi Jinping, durante reunião sobre a Iniciativa do Cinturão e Rota, em Pequim
O líder da China, Xi Jinping, durante reunião sobre a Iniciativa do Cinturão e Rota, em Pequim - Shen Hong - 19.nov.21/Xinhua

"Não se esqueçam das privações nem das glórias do passado." Ao longo de cem anos, o PCCh sempre assumiu como missão primordial a busca do bem-estar do povo chinês e do rejuvenescimento da nação chinesa. Tem unido e liderado o povo em lutas incessantes pela independência nacional e pela libertação popular, assim como pela prosperidade do país e pela felicidade da população.

Concluiu, em algumas décadas, o processo de industrialização que durou vários séculos nos países desenvolvidos, materializando dois milagres de rápido crescimento econômico e estabilidade social duradoura. A história e a prática comprovaram que, ao criar com sucesso um caminho chinês para a modernização, o PCCh mudou completamente o destino e o futuro do povo chinês, criou novas formas de civilização humana e ampliou as vias rumo à modernização para os países em desenvolvimento.

Orientada pelas valiosas experiências sintetizadas na reunião, a China seguirá o caminho de desenvolvimento escolhido de forma soberana, trazendo mais crescimento para si e benefícios ao mundo inteiro.

"Sejam dignos da missão e da responsabilidade de hoje." Desde 2012, o socialismo com características chinesas entrou em uma nova era: a força econômica, científica e tecnológica do país e o poderio integral nacional alcançaram um novo patamar, elevou-se o nível de modernização da capacidade de governança nacional, a vida do povo melhorou em todas as frentes, importantes conquistas foram feitas na construção da civilização ecológica, e o país está cada vez mais atuante no cenário internacional.

Assim, a nação chinesa concluiu grandes saltos para prosperar e até se tornar mais forte. Sob a liderança do Comitê Central com o camarada Xi Jinping como núcleo, desenvolveu-se o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Era, uma diretriz científica que norteia as ações em busca do grande rejuvenescimento nacional. O partido tem o camarada Xi Jinping como núcleo do Comitê Central e de todo o partido, tem como ideologia-guia o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas na Nova Era. Trata-se de uma decisão baseada na prática e nos fundamentos teóricos, condizente com o chamado dos tempos, a escolha da história e a vontade do povo.

"Honrem o grande sonho para o futuro." Nessa sessão plenária, ficou decidido que o 20º Congresso Nacional do partido será realizado em Pequim no segundo semestre de 2022. Será um congresso de suma importância no momento em que a China inicia uma nova jornada rumo à meta do segundo centenário de construção de um forte país socialista moderno em todos os aspectos.

O país aplicará novo conceito de desenvolvimento de acordo com o novo estágio, construirá um novo paradigma em busca de um crescimento com alta qualidade, com a finalidade de promover de forma coordenada a vida do nosso povo mais próspera, a nossa nação mais forte, e a China, mais bela.

Com o maior grau de abertura ao exterior, a China trabalhará para promover a globalização econômica à direção mais aberta, inclusiva, equilibrada e benéfica para todos, para que mais países e mais povos possam compartilhar os frutos do desenvolvimento.

Como salientou, em várias ocasiões, o secretário-geral Xi Jinping, o Partido Comunista da China vai assumir suas responsabilidades como um grande partido político em um país importante e dar novas contribuições para o bem-estar da humanidade. Quando o mundo passa por mudanças sem precedentes em um século, todos os países são interdependentes e seus destinos estão interligados.

O PCCh ouvirá as vozes da população, seguirá a tendência dos tempos e alinhará os interesses do povo chinês com os de todos os povos para que a humanidade avance rumo a um futuro compartilhado.

Do mesmo modo, a China respeita o direito que cada país tem de escolher seu caminho de crescimento. É nesse espírito que a China pretende fortalecer o intercâmbio e o aprendizado mútuo com o Brasil e outros países, unir forças para enfrentar os desafios globais e promover o progresso mundial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.