Descrição de chapéu Mercosul América Latina

Primeiras pesquisas no Chile mostram vantagem da esquerda sobre ultradireita no 2º turno

Boric aparece à frente de Kast em duas sondagens, invertendo pequena vantagem obtida na apuração oficial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

Uma semana depois do primeiro turno da eleição presidencial no Chile, as primeiras pesquisas de intenção de voto, divulgadas neste domingo (28), mostram o candidato de esquerda Gabriel Boric à frente de José Antonio Kast, invertendo a pequena vantagem que o ultradireitista conquistou na apuração oficial.

Faltam 20 dias para os chilenos voltarem às urnas e escolherem seu novo presidente e, de acordo com a sondagem do instituto Pulso Ciudadano, Boric lidera com 40,4%, contra 24,5% de Kast.

No levantamento, 15,6% dos entrevistados disseram que ainda não escolheram um candidato, 12,8%, que não irão votar —o voto no Chile não é obrigatório—, e 6,9%, que votarão nulo.

Gabriel Boric, candidato presidencial de esquerda, acena para apoiadores em Santiago
Gabriel Boric, candidato presidencial de esquerda, acena para apoiadores em Santiago - Martin Bernetti/AFP

Segundo a pesquisa do Cadem, o esquerdista também supera Kast, com 54% contra 46%. Boric ficaria com 38% do eleitorado do economista Franco Parisi, do Partido de La Gente, que ficou em terceiro lugar no primeiro turno. Já 23% devem migrar para o candidato da ultradireita, e 39% disseram que estão indecisos.

Parisi, surpresa do primeiro turno da eleição por ter obtido um bom resultado mesmo sem ter comparecido ao primeiro turno e à fase final da campanha por estar nos Estados Unidos, teve uma excelente votação no norte do país, região mais impactada pela chegada massiva de imigrantes.

O discurso do economista agradou eleitores por ser muito claro em relação às propostas anti-imigração e pelo foco na economia. Embora Kast também proponha interromper o fluxo de imigrantes, sua postura conservadora não convence a região, que tem histórico de ativismo político e sindical. É no norte que se encontram as principais companhias de mineração e onde os trabalhadores são mais organizados.

Ainda segundo o Cadem, 53% dos eleitores do governista Sebastián Sichel —que terminou o primeiro turno na quarta posição— disseram que pretendem votar em Kast, 16% em Boric, e 31% ainda não se decidiram.

Questionados sobre quais são os principais temas do país em debate nesta eleição, os entrevistados listaram direitos sociais (37%), saúde, educação e moradia (23%), reforma do sistema de aposentadorias e pensões (18%), direitos da mulher (18%), crescimento econômico (16%), narcotráfico (11%), conflito na região de Araucanía (11%), imigração (8%), emprego, inflação (8%) e coronavírus (2%).

Nos últimos dias, Kast obteve apoio de algumas figuras do governo do atual presidente, Sebastián Piñera, como a subsecretária de Saúde Paula Daza. Já Boric atraiu o partido Democracia Cristã, que integra as forças de centro-esquerda chilenas e foi parte importante da aliança Concertação.

Kast já se candidatou à Presidência em 2017, mas, naquele ano, obteve apenas 8% dos votos. Seu desempenho durante o atual ciclo eleitoral vinha sendo parecido com o do anterior, até que ganhou força nos últimos meses, ao defender uma agenda antiglobalista, anti-imigração e anticomunista.

O advogado de 55 anos defende a redução do número de ministérios, o envio de tropas para militarizar a região sul do país, onde ocorrem disputas entre grupos indígenas e fazendeiros, e a construção de um muro no norte, para impedir a entrada de imigrantes de modo ilegal.

Boric, 35, por sua vez, surgiu no cenário político chileno nos protestos estudantis de 2011, que pediam gratuidade na educação superior. A partir da atuação nas manifestações, foi eleito deputado em 2013 e reeleito em 2017. Ele defende a desconstrução do sistema de aposentadorias privadas e maior presença do Estado na economia e no acesso à saúde e à educação.

O advogado também é favorável ao reconhecimento da soberania e da cultura dos indígenas, que representam 9% da população. É visto como um esquerdista moderado, hábil no diálogo e na negociação com políticos de outras colorações ideológicas. Entre seus apoiadores, porém, estão forças de esquerda mais radicais, como o Partido Comunista, que defende os regimes ditatoriais de Cuba e Nicarágua.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.