Descrição de chapéu Europa União Europeia

Alemanha limita reuniões familiares no Ano-Novo para conter alta de casos de Covid

Encontros privados devem ter no máximo dez pessoas, e discotecas serão fechadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | Reuters

O governo da Alemanha anunciou novas medidas de restrição para frear uma nova alta de casos de Covid-19 antes das festas de Ano-Novo. Uma delas é limitar a dez o número de pessoas em reuniões privadas.

"Não podemos fechar os olhos para a próxima onda. O coronavírus não vai tirar folga de Natal", disse o premiê Olaf Scholz, para quem é uma questão de semanas até que a ômicron seja dominante no país.

O premiê alemão, Olaf Scholz, detalha medidas para conter o avanço da Covid
O premiê alemão, Olaf Scholz, detalha medidas para conter o avanço da Covid - Bernd von Jutrczenka/Pool via Reuters

O primeiro-ministro chegou a um acordo com os 16 chefes de governo estaduais para fechar clubes e casas noturnas e permitir grandes eventos, como partidas esportivas, apenas sem público. Scholz se reunirá novamente com os governantes regionais no dia 7 de janeiro para avaliar a situação.

Também haverá uma campanha para incentivar a vacinação. Até o momento, 70,4% da população foi imunizada com as duas doses, índice baixo entre países desenvolvidos —32,6% receberam a dose extra.

Nesta terça (21), o país registrou 23.428 novos casos e 462 mortes, elevando o total de vítimas a 108.814. O Instituto Robert Koch para doenças infecciosas havia recomendado medidas mais rígidas, como restrições de contato imediatamente e limitação de viagens ao que fosse absolutamente necessário.

Os especialistas também alertaram que a ômicron pode causar interrupções nos serviços de emergência, e, assim, os hospitais enfrentariam um golpe duplo: uma onda de pacientes gravemente enfermos e uma escassez de pessoal devido a infecções repentinas entre médicos e enfermeiros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.