Descrição de chapéu Ásia

Erupção de vulcão na Indonésia deixa ao menos 34 mortos

Mais de 50 pessoas ficaram feridas e 1.300 tiveram que deixar suas casas, segundo balanço feito neste domingo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jacarta | Reuters

A erupção do vulcão Semeru na Indonésia matou ao menos 34 pessoas e feriu dezenas. Equipes de busca ainda procuravam outras vítimas em uma paisagem coberta por densas camadas de cinzas. Até esta terça (7), 22 seguiam desaparecidas.

Com 3.600 metros, a montanha mais alta da ilha de Java expeliu torres de cinzas e nuvens de calor neste sábado (4), que cobriram vilarejos próximos na parte leste da província e levaram as pessoas a fugir em pânico. A erupção danificou uma ponte estratégica que conecta Lumajang à cidade de Malang, além de destruir prédios.

De acordo com dados divulgados à imprensa por um funcionário da agência de mitigação de desastres (BNPB) no domingo (5), mais de 50 pessoas ficaram feridas e 1.300 tiveram que sair de suas casas —cerca de 2.000 precisarão ser reconstruídas em uma área mais segura.

A maioria dos feridos sofreu queimaduras.

Na área de Sumberwuluh, espessas cinzas cobriram as casas danificadas, enquanto voluntários tentaram afastar os motoristas que queriam voltar para suas residências, disse uma testemunha à agência Reuters.

Em uma paisagem árida coberta de cinzas, vídeos e fotos mostraram imóveis quase completamente submersos e um caminhão com apenas a parte superior da cabine do motorista visível.

Alguns moradores que deixaram suas casas conseguiram fugir levando consigo cabeças de gado, mas uma vaca morta foi deixada deitada de lado no chão. Uma pessoa que presenciou a erupção contou que algumas vias ficaram tomadas por árvores cinzas caídas.

Outros obstáculos incluem rochas pesadas e sedimentos vulcânicos quentes que estão limitando o movimento, segundo um funcionário da BNPB.

Taufiq Ismail Marzuqi, residente e voluntário de Lumajang, disse à Reuters que os esforços de resgate são muito difíceis, por causa da ponte rompida, que isolou a localidade, e da falta de experiência dos voluntários.

A erupção deixou ainda dez pessoas presas em minas próximas ao vulcão.

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, fez um apelo às autoridades locais para que encontrem e tratem os feridos, disse o secretário de Estado.

O Semeru começou a emitir fluxos de lava perto de seus rios recentemente, e o centro de vulcanologia do país alertou as pessoas para não se aproximarem dele desde a quarta-feira, afirmou o político

O Ministério dos Transportes da Indonésia informou neste domingo que não houve interrupções de voos, embora os pilotos tenham sido alertados para ficarem atentos às nuvens de cinzas.

O Semeru é um dos quase 130 vulcões ativos da Indonésia, que já havia registrado uma erupção em janeiro deste ano, sem deixar vítimas.

O país asiático se estende pelo Círculo de Fogo do Pacífico, uma zona sísmica altamente ativa, onde diferentes placas da crosta terrestre se encontram, gerando um número maior de terremotos e vulcões. Neste domingo (5), o país registrou um terremoto de magnitude 6, no norte de Halmahera, a 2.000 km de Semeru. Não houve vítimas.

A erupção vulcânica mais mortal na Indonésia nos últimos anos foi a do monte Merapi, perto da cidade densamente povoada de Yogyakarta, no centro de Java. O vulcão entrou em erupção no fim de 2010, matando mais de 350 pessoas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.