Descrição de chapéu oriente médio

Concurso de beleza na Arábia Saudita desclassifica camelos por doping com botox

Festival concede prêmio de US$ 66 milhões a vencedor, que não pode passar por procedimentos cosméticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma competição de camelos na Arábia Saudita foi palco de uma desclassificação de mais de 40 animais por doping. A prova, porém, não era uma corrida, mas de beleza, e o motivo foi inusitado: uso de botox.

O caso ocorreu no Festival de Camelos Rei Abdulaziz, que chegou à sua sexta edição neste ano e no qual os animais competem por um prêmio de cerca de US$ 66 milhões em dinheiro, de acordo com o jornal britânico The Guardian, com base na agência de notícias estatal saudita.

Animais participam do Festival de Camelo da Coroa, na Arábia Saudita
Animais participam do Festival de Camelos da Coroa, na Arábia Saudita - Amer Hilabi - 11.ago.21/AFP

O regulamento determina que injeções de botox, liftings faciais e outros procedimentos para tornar os camelos mais atraentes são terminantemente proibidos. Os juízes no festival de um mês, que ocorre em deserto próximo a Riad, têm aumentado a fiscalização, utilizando tecnologia avançada e especializada para detectar as alterações, segundo um funcionário relatou à agência saudita. Os vencedores são determinados a partir do formato de cabeça, pescoço e corcovas, além de vestimenta e postura.

Além de botox para deixar cabeça e lábios maiores, os desclassificados deste ano passaram por procedimentos para aumentar as narinas e relaxar o rosto, tiveram hormônios injetados para impulsionar os músculos e partes do corpo infladas com tiras de borracha.

O concurso de beleza está no centro de um grande festival, que inclui corridas com os animais, vendas e outras festividades, normalmente exibindo milhares de bichos. O objetivo é preservar o papel do mamífero na tradição e na herança beduínas, enquanto o país avança com megaprojetos modernizantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.