Equador é o primeiro país da América Latina a adotar vacinação obrigatória

Decisão do governo é resposta ao aumento de casos de Covid-19 provocados pela variante ômicron

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ronald Ávila-Claudio
BBC News Mundo

O Equador declarou obrigatória a vacinação contra Covid-19 devido ao aumento das infecções causadas pela variante ômicron, anunciou o Ministério da Saúde do país sul-americano.

"Esta decisão foi tomada devido ao atual estado epidemiológico, ou seja, o aumento das infecções e a circulação de novas variantes preocupantes", informou a pauta em nota na quinta-feira (23).

O estatuto começará "de forma imediata", disse Rafael Castillo, porta-voz do governo, à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC, acrescentando que a ordem é destinada a toda pessoa com mais de cinco anos de idade, embora haja uma "ênfase" na população com mais de 12 anos.

Profissional de saúde aplica vacina contra a Covid em criança
Profissional de saúde aplica vacina contra a Covid em criança - Getty Images

O ministério afirmou ter as doses necessárias para imunizar toda a população —e que a regulamentação se deve ao fato de a nova variante se propagar mais rapidamente do que suas predecessoras.

Como parte da diretriz, o governo vai exigir que os estabelecimentos que oferecem serviços não essenciais à população, como restaurantes, cinemas e supermercados, solicitem o cartão de vacinação.

O cartão de vacinação não será solicitado em postos de saúde, escolas e locais de trabalho.

Pessoas que apresentem qualquer condição médica ou contra-indicação não precisarão ser vacinadas.

Funcionários do ministério disseram à BBC News Mundo que a supervisão e as sanções pelo não cumprimento da ordem recairão sobre os governos regionais. Segundo o ministério, a Lei Orgânica da Saúde permite que a vacinação seja declarada como um requisito para "determinadas doenças, nos termos e condições que a realidade epidemiológica nacional e local exigir".

"Baseamo-nos nas leis para tomar estas medidas", afirmou a ministra da Saúde, Ximena Garzón. "É porque queremos proteger a saúde de todos os equatorianos."

Até 21 de dezembro, 77,2% da população havia realizado o ciclo vacinal completo no Equador
Até 21 de dezembro, 77,2% da população havia realizado o ciclo vacinal completo no Equador - Getty Images

A ministra disse ainda que estão avaliando dados sobre o possível contágio comunitário da variante ômicron no país. Até terça-feira (21), 12,4 milhões de pessoas haviam recebido doses completas da vacina no Equador, o que representa 77,2% de seus 16 milhões de habitantes. Os equatorianos têm quatro vacinas disponíveis: Astrazeneca, Cansino, Pfizer e Sinovac.

Uma média de 510 casos diários foi notificada no Equador nos últimos sete dias, de acordo com Reuters. O número é 22% superior às infecções registradas em maio, mês com a média mais alta de casos diários. Também houve um aumento na taxa de ocupação de leitos nos centros de saúde. Nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o percentual varia entre 24% e 77% de ocupação, segundo o ministério.

Desde o início da pandemia, o Equador registrou 537 mil casos e 33.597 mortes. Antes da vacinação, o país enfrentou uma das piores ondas de Covid na América Latina. Em 2020, foi o segundo país com maior número de mortes, atrás do Brasil, embora a população seja menos de um décimo da brasileira.

Desde o início da pandemia, o Equador registrou 537.032 casos de Covid-19 e 33.597 mortes - Getty Images

Pela TV, o mundo viu imagens chocantes de mortos nas ruas, diante da saturação de casas funerárias e hospitais. Também houve famílias informadas erroneamente sobre supostos parentes mortos.

Vacinação, a prioridade do presidente Lasso

Análise de Matías Zibell, colaboradora da BBC News Mundo no Equador

A campanha de vacinação tem sido o principal êxito do governo do presidente Guillermo Lasso, que assumiu o poder em 24 de maio de 2021 e reverteu nos primeiros meses de mandato o fornecimento insuficiente de vacinas por parte do governo anterior.

O presidente, em seus seis meses no cargo, teve que enfrentar uma grave crise de segurança, motins carcerários com centenas de mortos, protestos sociais e um constante embate com a Assembleia Nacional, mas poucos questionaram o trabalho realizado no combate à Covid-19.

Inclusive na área da saúde, houve reclamações sobre a falta de medicamentos para pacientes com doenças crônicas e graves, enquanto o fornecimento de doses para aliviar a pandemia não parava.

A vacinação obrigatória será vista por alguns como parte do bom trabalho do governo, mas a medida não estará isenta de controvérsia em um país que fecha o ano com um clima social rarefeito e um presidente que já não tem a popularidade dos primeiros meses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.