Descrição de chapéu África

Presidente da Tunísia invalida Constituição e consolida poder

Acusado pela oposição de golpe, Kais Saied dissolveu Parlamento e destituiu premiê em julho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Presidência da Tunísia invalidou nesta quinta-feira (9) a Constituição do país, defendendo que o problema político atual decorre da Carta de 2014. "O caminho para frente é se voltar às pessoas de uma maneira completamente nova e diferente", afirma o comunicado do presidente Kais Saied.

"É preciso haver uma solução legal baseada na vontade e na soberania do povo."

Ao desfazer a Constituição, o presidente do país africano consolida cada vez mais o seu poder. Em julho, ele suspendeu o Parlamento por um mês, medida que foi prorrogada até nova ordem em agosto.

Ao dissolver o Legislativo, ele destituiu o premiê Hichem Mechichi e assumiu plenos poderes. A Tunísia funciona num sistema parlamentar misto, em que cabem ao presidente funções diplomáticas e militares, e o país é governado pelo primeiro-ministro. Saied, então, passou a governar por decreto.

O presidente da Tunísia, Kais Saied, discursa na cerimônia de posse do governo, no Palácio de Cartago
O presidente da Tunísia, Kais Saied, discursa na cerimônia de posse do governo, no Palácio de Cartago - Fethi Belaid - 27.fev.20 Reuters

A decisão foi denunciada como um golpe de Estado por juristas e opositores do presidente, em particular pelo partido islâmico Ennahda, que possuía a maior bancada do Parlamento antes da dissolução. Após as medidas, o presidente nomeou em 29 de setembro Najla Bouden, que havia ocupado cargos no Ministério da Educação Superior e professora na Escola Nacional de Engenharia.

Ela tomou posse em 11 de outubro e nomeou um gabinete formado em sua maioria por professores universitários e pessoas sem ligação com a política do país. Sua nomeação, no entanto, foi vista com ceticismo por parte dos tunisianos.

Para defender suas medidas, Saied repetiu à época que agiu estritamente "dentro do quadro da lei" e da Constituição de 2014, que agora não é mais válida.

A suspensão foi o ponto culminante de uma crise política que se estendeu ao longo deste ano, com Saied, o líder do Ennahda e presidente do Legislativo, Rashed Ghannouchi, e o primeiro-ministro Mechichi em constante conflito, o que paralisou o governo em meio à alta de contágios de Covid-19 naquela época.

Nas semanas anteriores às medidas de Saeid, ainda no meio do ano, o país registrava uma série de atos contra o premiê e Ghannouchi, motivados também pela má gestão da pandemia de coronavírus.

Àquela altura, o presidente afirmou, em nota, para justificar suas decisões, que "muitos foram enganados pela hipocrisia, pela traição e pelo roubo dos direitos do povo".

Em protesto contra o mandatário, tunisianos foram às ruas, levando o governo a acionar tropas militares para conter as manifestações. Exasperados com a classe política, muitos tunisianos, por outro lado, acolheram com entusiasmo as determinações de Saied na esperança de que ele tomasse medidas firmes contra a corrupção e a impunidade.

O presidente foi eleito em 2019 como um outsider do sistema político, com um discurso anticorrupção. Mas, embora goze de certa popularidade, suas medidas preocuparam a comunidade internacional, sob o temor de uma volta ao autoritarismo de uma década atrás, quando estourou a Primavera Árabe, série de protestos que sacudiu o norte da África e o Oriente Médio a partir do fim de 2010.

O chamado "expurgo anticorrupção" lançado pelo presidente após as medidas de julho aumentou a preocupação e o medo de um declínio das liberdades na Tunísia. Autoridades, empresários, juízes e deputados foram alvo de detenções, proibições de viagens e prisões domiciliares sem justificativa por decisão do Ministério do Interior, denunciaram defensores dos direitos humanos à época.

Os partidos políticos estiveram entre os mais afetados, principalmente o Ennahda, que já estava enfraquecido. O líder Ghannouchi decidiu encerrar as funções de todos os membros e formar uma nova diretoria "para responder às demandas do período atual com a eficiência necessária", informou a legenda num comunicado ainda em agosto.

Em meio à mais grave crise política da última década, o país também precisa lidar com os problemas econômicos constantes desde a Primavera Árabe —no ano passado, a economia sofreu uma retração de 8%. Berço do movimento, a Tunísia era considerada o exemplo mais bem-sucedido daquelas revoluções.

Na ocasião, os manifestantes conseguiram tirar do poder o então ditador Zine el-Abidine Ben Ali e mudar o sistema político do país, com uma nova Constituição, em 2014, que estabeleceu a divisão de Poderes entre o presidente, o primeiro-ministro e o Parlamento.

Com Reuters

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do afirmado, o cargo de primeiro-ministro já foi nomeado pelo presidente da Tunísia, Kais Saied. Em 11 de outubro, Najla Bouden assumiu a posição. Ela também já formou seu gabinete de ministros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.