Descrição de chapéu Coronavírus

Nova York anuncia vacina obrigatória para setor privado e comprovante de imunização para crianças

Pessoas de 12 anos ou mais precisarão estar completamente imunizados para frequentar espaços fechados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os funcionários do setor privado da cidade de Nova York serão submetidos à vacinação obrigatória a partir de 27 de dezembro, segundo anunciou o prefeito Bill de Blasio nesta segunda-feira (6). A medida tem o objetivo de conter a variante ômicron do coronavírus.

O democrata também informou que a obrigatoriedade do comprovante de vacina para acessar espaços fechados, como restaurantes e teatros, será estendida a crianças de 5 a 11 anos a partir do próximo dia 14. Para aqueles com 12 anos ou mais, serão exigidas duas doses da vacina, não apenas uma, como é atualmente, a partir de 27 de dezembro.

Pessoa caminha perto de anúncio sobre vacinação contra a Covid na cidade de Nova York
Pessoa caminha perto de anúncio sobre vacinação contra a Covid na cidade de Nova York - Spencer Platt - 29.nov.21/Getty Images/AFP

"A ômicron está aqui e parece que é muito transmissível", disse o prefeito nova-iorquino em entrevista. "O momento será pior com os meses de inverno [no Hemisfério Norte]."

Nova York, considerada o epicentro da pandemia em 2020, havia oficializado o fim das restrições impostas para o combate da crise sanitária em julho deste ano, mas teve de recuar. O número de casos de Covid na cidade cresceu rapidamente nas últimas semanas, e os registros diários de novos casos aumentaram 75% desde 1º de novembro.

A cidade já havia implementado a obrigatoriedade das vacinas para funcionários do setor público —quase 90% dos adultos estão com pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid. Apenas cerca de 27% dos nova-iorquinos com idade de 5 a 12 anos receberam ao menos uma dose e só 15% estão completamente imunizados. Assim, os jovens, ou seus pais, terão que correr para conseguir a injeção se quiserem continuar frequentando restaurantes ou participando de atividades extracurriculares.

A medida anunciada nesta segunda, disse o prefeito, deve ainda impactar mais de 184 mil empresas. Muitas empresas, incluindo várias sediadas em Wall Street, como Goldman Sachs, Morgan Stanley e Citigroup, já exigem a vacinação de quem frequente seus escritórios.

O sucessor de de Blasio, Eric Adams, irá avaliar a exigência e outras estratégias para combater a pandemia assim que tomar posse, em janeiro, segundo seu porta-voz.

A advogada Anne Dana acredita que a exigência a nível municipal tem mais chances de ser efetivada do que a obrigatoriedade determinada pelo presidente Joe Biden, já que uma regra similar para restaurantes, academias e outros funcionários do setor privado conseguiu sobreviver a questionamentos legais.

Uma medida de caráter nacional exigindo a vacinação em empresas com mais de cem funcionárias, de iniciativa do governo Biden, foi suspensa no último mês após uma decisão judicial. A gestão democrata entrou com recurso e aguarda decisão para o restabelecimento da exigência.

A Covid-19 está em aceleração novamente nos EUA, principalmente nos estados da região norte, enquando o clima frio no hemisfério Norte empurra os eventos sociais para locais fechados. Na última semana, o país teve uma média de 120 mil novas infecções diárias, um aumento de 64% em relação à semana anterior, segundo levantamento da agência de notícias Reuters. As mortes, que ficam atrás dos casos, tiveram média de 1.300 por dia, 500 a mais que a semana anterior.

A delta ainda é a variante que predomina nos EUA, mas a ômicron já foi identificada em 18 dos 50 estados americanos. ​

Com The New York Times e Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.