Descrição de chapéu universidade

Professor nos EUA faz pegadinha e descobre que nenhum aluno lê programa de aulas

Docente deixou pista para dinheiro escondido em armário, mas ao fim do semestre ninguém achou nota de US$ 50

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São Paulo

Um professor universitário do Tennessee, nos EUA, resolveu verificar se seus alunos de fato liam o programa de aulas que ele entrega a cada início de semestre e, para isso, fez um experimento bem-humorado.

Kenyon Wilson, do departamento de artes cênicas da Universidade do Tennessee em Chattanooga, colocou a seguinte mensagem no meio do texto do seu programa de aulas de música do último semestre: "Assim (para o primeiro que reivindicar; armário 147, combinação 15, 25, 35), alunos podem se tornar inelegíveis para compor aulas...".

A pista teria levado os alunos a uma nota de US$ 50. Ao final do semestre, no entanto, o professor abriu o armário e viu que o dinheiro continuava lá. Ou seja, nenhum dos estudantes captou o recado.

Nota de 50 dólares deixada em armário da Universidade do Tennessee por professor de música; para achar, bastava ler o programa de aulas, onde havia uma mensagem com uma pista
Nota de 50 dólares deixada em armário por professor do Tennessee; ninguém encontrou o dinheiro - Reprodução/Kenyon Wilson no Facebook

"Ninguém lê o programa", disse Wilson em entrevista à CNN, depois de contar a história em um post no Facebook no início de dezembro. "É como aceitar termos e condições ao instalar um software, por exemplo. Todo mundo clica [no campo que diz] que leu, quando na verdade ninguém o faz."

A turma tinha 71 alunos. O docente contou que o programa não costuma mudar muito, mas, por causa da pandemia de Covid-19 e dos protocolos de segurança, alguns pontos foram alterados. "No primeiro dia de aula eu disse a eles que algumas coisas tinham mudado e recomendei a leitura do programa."

No armário, Wilson deixou a nota de US$ 50 com um bilhete que dizia: "Parabéns! Por favor, deixe seu nome e a data para que eu saiba quem a encontrou." E esperou os exames finais para verificar o armário.

"Eu tinha esperanças e estaria feliz com essa conversa se algum dos meus alunos tivesse encontrado [a nota] na primeira semana", disse ele à CNN.

Os estudantes levaram a brincadeira, quando ela foi revelada, na esportiva. Haley Decker, que se formou recentemente na universidade e foi aluna de Wilson nos últimos três anos, chamou o caso de hilário.

"Essa aula normalmente tem o mesmo formato a cada semestre, então os alunos já sabem o que esperar e não perdem tempo lendo o programa", disse.

"Foi um experimento inteligente. Fez com que os alunos de música percebessem que, apesar das informações repetitivas, você ainda deve ler o programa de estudos com atenção."

O post de Wilson provocou reação de seus alunos, mas não só —também deu ideias a outros professores de todo o país.

"Talvez a primavera de 2022 [início das aulas nos EUA, outono no hemisfério Sul] tenha o programa de aulas mais lido de todos os tempos", brincou o professor.

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