Tornados atingem vários estados nos EUA e matam mais de 90

Illinois, Tennessee, Missouri e Arkansas também estão entre os afetados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP e Reuters

Ao menos 90 pessoas morreram em decorrência de tornados que atravessaram o Kentucky e outros estados americanos entre o fim de sexta (10) e o início deste sábado (11).

As tempestades, compostas de enormes nuvens escuras, devastaram casas, igrejas e empresas, incendiaram prédios e derrubaram um trem. Com muitos edifícios reduzidos a escombros, inclusive centrais de bombeiros, teme-se que o número de mortos seja muito superior.

Múltiplos tornados tocaram a superfície de várias localidades em todo o estado do Kentucky, causando danos em mais de uma dezena de condados. O primeiro tornado percorreu mais de 365 km em seu trajeto, segundo o governador Andy Beshear.

Um campo, com céu cinzento ao fundo, mostra vagões revidados de um trem fora do trilho; o acidente aconteceu depois de um tornado ter passado na região central dos EUA
Moradores observam vagões de um trem que descarrilou em Earlington, no Kentucky, após uma série de tornados atingir a região - Cheney Orr/Reuters

"Essa foi uma das noites mais difíceis na história do Kentucky e algumas áreas foram atingidas de uma maneira que é difícil expressar em palavras", afirmou o governador.

Pelo menos 80 pessoas morreram devido à ação dos tornados no Kentucky e, segundo autoridades, é provável que o total de mortos cresça e ultrapassasse 100, conforme buscas sejam concluídas.

"Esse foi o tornado mais devastador da história de nosso estado", disse Beshear. "O nível de destruição é diferente de tudo o que vi."

​O presidente dos EUA, Joe Biden, se manifestou em uma rede social, dizendo que está trabalhando com governadores para garantir ajuda necessária às buscas. "Nesta manhã, eu fui informado sobre os tornados devastadores que atravessaram o centro dos EUA. Perder um ente querido em uma tempestade como esta é uma tragédia inimaginável", diz a mensagem.

Neste sábado, Biden afirmou ainda que o aquecimento global torna os fenômenos meteorológicos cada vez "mais intensos".

Uma das cidades mais afetadas no Kentucky foi Mayfield, localidade de quase 10 mil habitantes na parte oeste do estado. Pelo menos 110 pessoas estavam dentro de uma fábrica de velas na área quando um tornado passou e causou o colapso de teto do prédio. Cerca de 40 delas foram resgatadas até agora, e em uma coletiva de imprensa, Beshear afirmou que seria um "milagre" encontrar mais sobreviventes.

Vídeos e fotos postados nas redes sociais, que não puderam ser verificados, mostraram carros e edifícios de tijolos no centro de Mayfield reduzidos a escombros, com uma sequência de quarteirões totalmente destruídos. A torre do tribunal do condado de Graves, em Mayfield, parecia ter sido derrubada, segundo imagens no Twitter.

Estações de polícia e do corpo de bombeiros em Mayfield foram destruídas, dificultando a resposta de equipes de emergência.

No início do dia, mais de 56 mil pessoas no Kentucky estavam sem energia, disse Beshear. O governador declarou estado de emergência e destacou um contingente de 189 guardas nacionais para as comunidades.

As tempestades causaram o descarrilamento de um trem de carga da empresa CSX no oeste do Kentucky, embora não tenha sido relatado nenhum ferido, afirmou o New York Times.

A origem da série de tornados veio de um conjunto de temporais formado à noite, incluindo uma supercélula. Essa tempestade se moveu do Arkansas e Missouri para o Tennessee e Kentucky.

"Infelizmente, o resultado foram alguns tornados com grande capacidade de destruição", afirmou o meteorologista Roger Edward, do Centro de Previsão de Tempestades.

Segundo o National Weather Service, pelo menos seis estados foram atingidos pelos tornados, citando Illinois, Kentucky, Tennessee, Missouri, Arkansas e Mississippi, de acordo com informações do New York Times.

Bill Bunting, do National Weather Service, disse que os tornados são parte de um sistema climático que está causando estragos em muitas partes do país, provocando intensas nevascas em partes do meio-oeste dos Estados Unidos e no oeste dos Grandes Lagos.

Em Illinois, seis mortes foram confirmadas depois que um telhado desabou parcialmente em um depósito da Amazon na cidade de Edwardsville. Equipes ainda procuravam pessoas presas nos escombros.

"Identificamos 45 pessoas que conseguiram sair do prédio com segurança. Uma foi enviada por via aérea para tratamento em um hospital regional", afirmou James Whiteford, chefe dos bombeiros de Edwardsville.

Imagens de drones do armazém mostraram uma cena caótica no escuro da manhã, com centenas de veículos de emergência ao redor da área e equipes de resgate com lanternas tentando vasculhar o entorno.

No Tennessee, a tempestade matou pelo menos três pessoas, disse Dean Flener, porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergências do estado. Flener disse que duas pessoas morreram no condado de Lake e uma no condado de Obion, mas não havia nenhuma informação sobre as circunstâncias das mortes.

Pelo menos uma pessoa foi morta e cinco ficaram feridas quando um tornado destruiu o telhado de uma casa de saúde em Monette, no norte do Arkansas.

A alguns quilômetros de distância, em Leachville, também no Arkansas, um tornado destruiu uma loja da rede Dollar General Store, matando uma pessoa e deixando parte do centro da cidade devastado, segundo a polícia local.

"Realmente parecia um trem atravessando a cidade", disse o tenente Chuck Brown, do condado de Mississippi, em Arkansas.

Duas pessoas ficaram feridas e uma morreu em Defiance, no Missouri, na sexta-feira à noite. A pessoa que morreu foi uma das duas vítimas levadas a um centro especializado em traumas em St. Louis. A terceira teve ferimentos leves quando parte de um prédio desabou.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.