Descrição de chapéu União Europeia Europa

Ataque mata 1 e fere 3 em universidade da Alemanha; atirador está morto

Atentado ocorreu em sala de aula de Heidelberg, no sudoeste do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | Reuters e AFP

Autoridades da Alemanha anunciaram nesta segunda-feira (24) que uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas após um jovem de 18 anos abrir fogo em uma sala de aula da cidade universitária de Heidelberg, localizada no vale do rio Neckar, no sudoeste do país.

Além da vítima, o autor, um estudante de biologia, também morreu, ao se suicidar na sequência.

Logo depois de o ataque ser divulgado pela polícia alemã, as autoridades informaram que quatro feridos haviam sido levados para hospitais, alguns dos quais em estado grave. Mais tarde, o governo local confirmou a morte de um deles —uma mulher de 23 anos, que não teve a identidade revelada.

O premiê alemão, Olaf Scholz, disse estar consternado com o ataque e lamentou o episódio.

Viaturas no campus da universidade em Heidelberg, no sudoeste da Alemanha, local de um ataque que deixou 1 morto e 3 feridos
Viaturas no campus da universidade em Heidelberg, no sudoeste da Alemanha, local de um ataque que deixou 1 morto e 3 feridos - R. Priebe/DPA/AFP

O crime teria ocorrido com uma arma de cano longo, e o atirador, agido sozinho. A polícia informou que o jovem comprou duas armas no exterior, mas não deu mais detalhes, alegando que isso poderia prejudicar as investigações. Foram encontradas outras cem balas em sua mochila.

O jornal Bild disse que o estudante abriu fogo no local antes de sair e apontar a arma contra si mesmo. Ainda de acordo com a publicação alemã, os investigadores por enquanto descartaram motivações políticas ou religiosas.

Antes, a polícia afirmou que um grande destacamento de agentes e serviços de emergência estava na região de Neuenheimer Feld, que abriga diversas instalações da universidade local, incluindo cursos de ciências naturais e partes de um hospital. O tráfego de toda a região havia sido interditado, mas a situação já foi normalizada, e apenas o edifício onde o crime ocorreu está ocupado pela polícia.

Segundo informações da emissora pública Sudwestrundfunk (SWR), a universidade pediu aos alunos por email que não se desloquem ao campus, embora "não haja mais uma ameaça iminente". O prefeito de Heidelberg, Eckart Würzner, 60, no posto desde 2006, lamentou o crime em uma rede social. "Hoje é um dia terrível para todos nós", disse. "Peço que sigam as informações e instruções da polícia e não espalhem especulações ou rumores prematuros."

Fundada em 1386, a Universidade de Heidelberg é a mais antiga da Alemanha e contava, inicialmente, com os cursos de teologia, direito e filosofia. Onze egressos da instituição já foram laureados com o prêmio Nobel, em diferentes categorias.

Depois de vários semestres com ensino remoto devido à pandemia de Covid, as aulas presenciais foram retomadas na universidade em outubro, segundo informou à agência de notícias AFP um pesquisador que trabalha no local. Controles de entrada, como a exigência do comprovante de vacinação, são realizados.

A lei alemã sobre porte de armas de fogo tornou-se mais severa após dois ataques a escolas nas cidades de Freising, na região da Bavária, e Erfurt, no leste, em 2002. No primeiro, um ex-aluno, expulso da escola de comércio, atirou em três pessoas antes de se matar. Já no segundo, um homem armado abriu fogo depois de dizer que não faria um teste de matemática; 17 pessoas morreram, além do atirador.

Anos depois, em março de 2009, um jovem de 17 anos matou 16 pessoas na escola que estudava em Winnenden.​ O país conta atualmente com uma das legislações mais restritas da Europa e exige que os menores de 25 anos sejam submetidos a exames psiquiátricos antes de solicitar o porte de armas.

Em 2016, nove pessoas morreram após David Ali Sonboly, então com 17 anos, abrir fogo em um shopping em Munique. Outras 35 pessoas ficaram feridas no ataque, que terminou com o atirador se suicidando. O atentado abriu um debate sobre a necessidade de endurecer iutra vez a legislação nacional sobre armas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.