Descrição de chapéu Deutsche Welle União Europeia Europa

Berlusconi volta à cena na Itália de olho na Presidência

Ex-premiê é marcado por envolvimento em escândalos e tem poucas chances de vencer pleito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas | DW

Sério? Silvio Berlusconi? Sim, o ex-chefe de governo da Itália, com a carreira política maculada por diversos escândalos e processos jurídicos, quer tentar mais uma vez.

Aos 85 anos, vai se candidatar ao posto mais alto do Executivo italiano: quer se tornar presidente do país. O primeiro turno das eleições foi marcado para 24 de janeiro. "Creio que Silvio Berlusconi pode ser útil para o país", disse sobre si mesmo o veterano conservador, que na Itália é chamado de "o cavaleiro".

"Não desistirei e farei o que o meu país precisa." No início de dezembro de 2021, o político, que foi primeiro-ministro da Itália quatro vezes, enviou uma imagem de seu rosto esticado por plásticas aos deputados no Parlamento em Roma acompanhada de uma coleção de seus mais belos discursos.

Ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi vota em eleições para prefeitos e vereadores, em Milão
O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi vota em eleições para prefeitos e vereadores, em Milão - Flavio Lo Scalzo - 3.out.21/Reuters

Na Itália, a ação foi interpretada como o pontapé inicial para uma discreta campanha eleitoral para a Presidência. Muitos observadores nos diversos programas de debate na TV italiana consideram que o "cavaleiro", que chegou a ser condenado por sonegação fiscal, só tem chances mínimas.

Mas ele é apoiado pelos populistas de direita Matteo Salvini e Giorgia Meloni, líder da legenda nacionalista de direita Irmãos da Itália. Antes das festas de fim de ano, ela se posicionou claramente: "Queremos um patriota. Berlusconi é um. Draghi não é."

Draghi quer ou não ser presidente?

Ao citar Mario Draghi, Meloni fala do candidato que, provavelmente, tem mais chances de obter o posto. O atual primeiro-ministro, que chefia um governo tecnocrata bem-sucedido e surpreendentemente estável, tem prestígio tanto na Itália quanto no resto da Europa.

O porém: ele ainda não se declarou candidato. Na Itália, anunciar a própria candidatura à Presidência é tabu, apenas Berlusconi não teve problemas com isso. As ambições de Draghi, 74, são conhecidas, mas o governo provavelmente implodiria em pouco tempo sem a liderança do ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE). No Parlamento, o governo é sustentado por uma coalizão unificada nacional atípica, integrada por todos os partidos do país –com exceção dos Irmãos da Itália de Giorgia Meloni.

Essa maioria se desintegraria, afirma Lutz Klinkhammer, especialista em assuntos relacionados à Itália do Instituto Histórico Alemão em Roma. Segundo o estudioso, o governo está no poder principalmente para distribuir de maneira sensata os 200 bilhões de euros (cerca de R$ 1,3 trilhão) do fundo de reestruturação da pandemia de coronavírus concedido pela União Europeia ao país.

"Sem o dinheiro de Bruxelas, essa grande coalizão não teria sido formada. E, de fato, ela é capenga. Por isso vejo grandes dificuldades. Não acredito na estabilidade desse governo se Draghi virar presidente."

A consequência poderia ser a realização de novas eleições, que talvez resultem num governo populista de direita e eurocético. Mas, se a recuperação econômica da Itália fracassasse depois da pandemia, isso inevitavelmente afetaria os demais países-membros da UE.

'Eleições são mais que um ritual'

Por isso, Enrico Letta, líder dos social-democratas da Itália, diz que é muito melhor Draghi continuar na chefia de governo até o fim da legislatura atual, no início de 2023, finalizando seu programa de reformas.

"A Itália continua sendo o membro mais fraco da zona do euro, o que significa que a política italiana e os tomadores de decisão por trás dela serão decisivos para a sobrevivência e o bem-estar da UE nos próximos anos", escreveram Nouriel Roubini, economista e consultor financeiro de Nova York, e Brunello Rosa, da Universidade de Economia Bocconi, de Milão, num artigo de opinião conjunto para a revista social-democrata Project Syndicate intitulado "Por que a eleição na Itália importa".

"Se partidos populistas voltarem ao poder devido às já altas dívidas e déficits, a filiação da Itália à zona do euro poderia ser questionada, o que resultaria em todo tipo de abalo e distorção dos mercados", escrevem eles, para quem a eleição presidencial é tudo menos um simples ritual sem maiores consequências.

Diferentemente do presidente na Alemanha, cujo papel é mais simbólico apesar da designação de chefe de Estado, o presidente da Itália tem influência decisiva durante crises políticas. Ele pode nomear o chefe de governo e é quem aprova os ministros. Além disso, tem o poder de dissolver o Parlamento.

Com esses direitos, o atual titular do posto, Sergio Mattarella, instaurou seu amigo Mario Draghi no cargo de primeiro-ministro há um ano, encerrando uma crise de governo. Pode ser que Draghi queira ocupar esse posto como manipulador-mor nos próximos sete anos.

Com um premiê que lhe agrade, ele poderia chefiar a Itália durante muito tempo. Não está claro, porém, se o Parlamento a ser eleito nos próximos meses participaria do jogo. Sobre o assunto, em entrevista coletiva, Draghi comentou que é um criado experiente de seu Estado. "Meu próprio destino não importa."

'É como escolher o Papa'

Também não está claro como serão as relações de maiorias no grêmio de 1.009 delegados que em 24 de janeiro decide quem será o novo presidente. Devido às regras complexas, Klinkhammer compara o processo eleitoral para presidente à eleição de outro cargo de destaque que acontece em Roma.

"É como na escolha do papa. A maioria dos representantes do povo precisa encontrar a pessoa mais digna para o cargo nesse conclave", explica o pesquisador do Instituto Histórico Alemão.

Não existem cédulas de votação com nomes impressos dos candidatos. Todo deputado, senador ou delegado de uma região precisa anotar um nome completo à mão. Teoricamente, portanto, qualquer nome pode ser escrito. Se ninguém alcançar uma maioria de dois terços nos três primeiros turnos, os turnos seguintes podem ser vencidos com maioria absoluta –ou seja, a metade dos votos, mais um.

O processo pode demorar. Em 1972, por exemplo, foram necessários 23 turnos para que o candidato Giovanni Leone obtivesse maioria. Há sete anos, Sergio Mattarella precisou de quatro turnos.

No primeiro fim de semana de janeiro, representantes do setor cultural exigiram publicamente o fim do semicorrupto troca-troca amigável de cargos entre políticos idosos e indicaram duas candidatas: a ministra da Justiça Marta Cartabia e sua ex-colega Paola Severino. Provavelmente, elas têm as mesmas chances mínimas de Silvio Berlusconi. Contudo, conforme escreveu a revista britânica The Economist sobre a política doméstica italiana: "É improvável. Mas já aconteceram coisas mais estranhas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.