Descrição de chapéu China Ásia

China vê política 'Covid zero' em xeque após surto com variante delta

Leia a edição da newsletter China, terra do meio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Igor Patrick
Xangai (China)

Esta é a edição da newsletter China, terra do meio. Quer recebê-la todas as sextas no seu email? Inscreva-se abaixo.

Siga o conteúdo sobre China no blog e em folha.com/china.

A cidade de Xi'An já registra o pior surto de Covid-19 desde o bloqueio em Wuhan, em 2020. A opinião é do epidemiologista chefe do Centro de Controle de Doenças da China (CDC), Zeng Guang.

Zeng destacou que o surto atual é causado pela variante delta, muito mais transmissível. Xi'An está em lockdown completo desde 23 de dezembro e registrou mais de 1.500 infecções desde o início do mês passado.

O número, baixo para padrões ocidentais, é motivo de preocupação em um país que se recusa a abandonar a política de "Covid zero". Moradores têm recorrido às redes sociais para reclamar dos problemas causados pelas restrições.

  • Viralizaram os casos de uma grávida que sofreu aborto espontâneo por ter a entrada negada em um hospital e de um senhor idoso, morto sem ter sido socorrido durante crise de angina.
  • Nas redes sociais há relatos de desabastecimento de comida. Autoridades prometeram entregar cereais e legumes.

O bloqueio à cidade não tem data para acabar, embora o número de casos diários tenha arrefecido nos últimos dias em Xi’An.

Na noite de quinta (6), a China anunciou a descoberta de um novo foco de Covid em Henan, a poucas semanas do Festival de Primavera, quando cerca de 350 milhões de pessoas viajam para celebrar a data.

Por que importa:

  • A preocupação do governo é visível, com spots televisivos e propagandas no metrô alertando continuamente para os riscos de viagem e reforçando a necessidade de prevenção.
  • Pequim não dá sinais de que tentará viver com o vírus. Relatos como os de Xi’An, porém, indicam certa exaustão da população, até agora obediente nas ações para combater a disseminação do vírus.

o que também importa

Hong Kong decidiu interromper o serviço de dois cruzeiros após a identificação de um possível cluster de infecção causado pela variante ômicron.

Pelo menos 2500 pessoas foram obrigadas a desembarcar e testar para Covid por terem tido contato próximo com um infectado. Os testes deram negativo, mas a cidade resolveu implementar restrições mesmo assim.

Hong Kong determinou o cancelamento de voos de vários países ocidentais por pelo menos duas semanas. A partir de sábado (8), aviões do Canadá, França, Reino Unido, e EUA não poderão pousar na cidade.

As empresas de cruzeiro disseram que vão reembolsar parte do valor pago para todos os passageiros afetados pela nova medida. Não há previsão de retomada dos serviços.

Jogadores da seleção chinesa de futebol foram proibidos de fazer tatuagens. A decisão é da Administração Geral do Esporte da China, que também vetou o recrutamento de atletas tatuados com menos de 20 anos.

Ao anunciar a regra, a entidade recomendou que times locais organizem "atividades de educação ideológica e política" e "fortaleçam a educação patriótica" dos atletas.​

Jogadores da China em jogo das eliminatórias; tatuagens são proibidas em atletas - REUTERS/Satish Kumar

O tema é polêmico não só na China, mas em todo o Leste Asiático. Tatuagens estão associadas no imaginário popular a seitas e grupos criminosos.

Nos últimos anos, o Partido Comunista vem reforçando restrições a personalidades da mídia com tatuagens. Diz ser um esforço para promover "bons exemplos para a sociedade".

O tribunal de Shandong causou revolta ao decidir que traição não é um motivo válido para protocolar um pedido de divórcio. Ele só poderia ser feito se a parte infiel estiver em regime de "coabitação" com o/a amante.

"Se você tiver evidências de que seu cônjuge conseguiu um quarto com alguém do sexo oposto, você não pode pedir o divórcio porque não é uma coabitação longa", publicou a corte.

O artigo foi derrubado pouco tempo depois. Advogados escreveram textos atacando o posicionamento do tribunal. Destacaram que o "o princípio básico do divórcio é salvaguardar a liberdade" de ambas as partes.

fique de olho

A Administração do Ciberespaço da China divulgou novas regras para empresas que estejam considerando fazer IPOs (oferta inicial de ações em bolsas de valores) no exterior.

  • A partir de agora, qualquer companhia chinesa que mantenha dados de mais de 1 milhão de usuários precisará se submeter a uma análise de segurança antes de ser listada;
  • Se informações sensíveis ou de interesse à segurança nacional forem descobertas durante a análise, as autoridades não poderão autorizar a listagem.

As novas regras servem para evitar que casos como os da Didi voltem a acontecer. A dona da 99 no Brasil e líder no mercado de corridas na China foi listada na bolsa de NY e sofreu represálias do governo quase imediatamente.

IPO da Didi na Bolsa de Valores de Nova York, nos EUA. - REUTERS/Brendan McDermid

Proibida de registrar novos usuários na China e banida temporariamente das lojas de aplicativo, a Didi conseguiu um acordo com as autoridades e concordou em sair da listagem nos EUA.

Por que importa: a meta chinesa é manter dados sensíveis armazenados em servidores próprios, evitando possíveis vazamentos para potências estrangeiras.

para ir a fundo

  • Um dos mais vocais críticos do sistema político chinês, Ai Weiwei ficou famoso pelas obras de arte que assina em defesa da liberdade política. Nesta entrevista para o The Nation, ele explica por que resolveu deixar a China e se exilar na Europa. (paywall poroso, em inglês
  • O metaverso pode estar distante da nossa realidade em 2022, mas isso não significa que chineses não estejam prestando atenção no assunto. Nesta reportagem, o Sixth Tone analisa o recente mercado chinês de especulação envolvendo casas e terrenos que só existem no ambiente virtual. (gratuito, em inglês)
  • A Amazon liberou a pré-venda do livro "Kingdom of Characters", da linguista e especialista em literatura chinesa Jing Tsu. A esperada obra narra a saga para a criação do mandarim padrão, língua artificial criada para unificar dialetos e estabelecer um idioma comum entre as diferentes regiões da China. (pago, em inglês)
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.